CINE QUARENTENA 2 - 24 abril

O Mercenário (aka A Bullet for the General)

Título original: Quien sabe?
(Br: Uma Bala para o General; Esp: El Chuncho, quién sabe?; Fr: El Chuncho)

De: Damiano Damiani 
Música: Luis Bacalov (’supervisionado’ por Ennio Morricone)

Com: Gian Maria Volontè, Lou Castel, Klaus Kinski e Martine Beswick

Género: Western, Guerra.
Outros dados: Itália/Espanha - 1967 - 118 min.


SINOPSE
Durante a revolução Mexicana, um grupo de bandidos chamado El Chuncho's Gang rouba armas do exército americano para vende-las aos generais revolucionários. No entanto, num dos roubos eles deparam-se com o misterioso passageiro Bill Tate (Lou Castel), que viaja de comboio. No entanto, o gangue não sabe que Bill não é exatamente o que aparenta ser.


«Um dos mais fortes e radicais filmes políticos de todo o subgênero Zapata Westerns, realizado pelo reconhecido intelectual de esquerda italiano, Damiano Damiani»  - in Faroeste Spaghetti

«The film is an excellent reason to look beyond the holy 'Dollars' trinity.» - in Slant Magazine


Seleção de crítica: in Por Um Punhado de Euros.

«Um excelente filme de contornos políticos realizado pelo reconhecido intelectual de esquerda italiano, Damiano Damiani. A ação do filme desenrola-se no epicentro da revolução mexicana, condição que haveria de servir como elemento diferenciador dentro do género, carregando este tipo de filmes o rótulo de Zapata Westerns. 
[…] só Damiani conseguiu fazer à primeira tentativa o que muitos outros cineastas jamais lograram nas suas carreiras - conceber um filme de fortes convicções políticas e ao mesmo tempo uma poderosa obra de entretenimento.»



ALERTA!
- Uma marca de água da empresa detentora de direitos surgirá 6 vezes durante o filme, no centro do ecrã e dura apenas 2 segundos.
É intrusivo, mas é subtil. Não é de todo um logotipo colorido de um canal de TV português a cintilar durante todo o filme no canto superior direito.

- Apagar a habitual publicidade display do Youtube no rodapé do vídeo ao primeiro minuto. Verificar se existem mais pontos amarelos na linha vermelha (timeline) - é sinal de que irão voltar a aparecer.

- O Youtube pode (não é garantido!) lançar uma publicidade vídeo de poucos segundos a meio filme. Geralmente pode-se apagar ao fim de 5 segundos. Na pior das hipóteses, aguentar 10 ou 20 segundos. Mas também não é o intervalo de vários minutos como nas TV, portuguesas ou não.


RECOMENDAÇÃO!
- Não esquecer de ativar as legendas (português) e, nas opções desta, optar pelo tamanho delas a 75%.

- Ativar a maior qualidade (720p).

- Desativar notas.

Depois, abram o ECRÃ INTEIRO do Youtube, coloquem o filme no início, e desfrutem.


Sem comentários: