Sobre nós

O Cineclube Octopus é a associação cultural poveira dedicada à divulgação do melhor cinema, dos realizadores mais conceituados, e à promoção dos valores culturais da história e da arte cinematográfica como importantes contributos para a formação dos indivíduos, tanto pelo seu impacto emocional quanto pelo seu fomento de conhecimento.

Durante todo o ano apresenta sessões semanais às quintas-feiras no Cine-Teatro Garrett.

Tendo assinalado em 2018 os 35 anos de sessões regulares semanais, foi também o ano em que se iniciaram as sessões de cinema ao ar livre no verão. Embora com incidência no jardim da Casa Manuel Lopes, em 2019 alargaram-se a outros espaços, e co-organizou o VERdoc, um ciclo de cinema exclusivamente de temática ambiental e ao ar livre. No verão de 2020 iniciaram-se as sessões de cinema em Drive-In. 

É ainda também uma prática regular, no final de algumas das sessões, haver conversas sobre o filme ou a sua temática, com a presença dos próprios realizadores ou personalidades, como por exemplo, dos mais recentes e dos mais conhecidos: Joaquim de Almeida, João Botelho, Rodrigo Areias, Manuel Graça Dias, Acácio de Almeida, José Pedro Lopes, etc. E no passado, também dos críticos Alves Costa e Daniel Guerra, ou de José Fonseca e Costa, Abi Feijó, Raquel Freire, João Garcia, Carlos Santos Pereira, etc, etc. A primeira de três presenças do cineasta Manoel Oliveira em sessões do Cineclube Octopus aconteceu a 28 de novembro de 1991.


A atividade do Cineclube Octopus conta com o imprescindível o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Cine-Teatro Garrett.


Atual composição dos Corpos Gerentes da Associação

Mesa de Assembleia Geral:

Presidente, André Chiote;

Vice-Presidente, Nuno Gomes Lopes;

Vogal, Anabela Aguiar.


Direção:

Presidente, Hugo Vieira;

Vice-Presidente, Hilário Amorim;

Tesoureiro, João Araújo;

Secretário, Rui Capela;

Vogal, Carlos Leite.


Conselho Fiscal:

Presidente, Elísio Marques;

Vogal, Manuel César Marques;

Vogal, Dealina Faria.




Sem comentários: