CINE QUARENTENA 2 - 20 abril

Título original: Something Big 
(Br: Os Renegados; Esp: El Capitano)

De: Andrew V. McLaglen
Com:  Dean Martin, Brian Keith, Carol White

Género: Comédia, Western
Outros dados: EUA - 1971 - 108 min.


SINOPSE
“Toda a gente quer fazer uma coisa em grande uma vez na vida. Mas nem todas as pessoas têm que assaltar uma caravana, roubar uma rapariga, e trocar uma metralhadora por ela para o conseguir". Assim apregoava o cartaz de Something Big, um filme no duplo registo do western e da comédia.

Ou como anunciava as fichas de promoção, era um Swinging Western. Assim como no final dos anos 60 e princípios de 70, alguns filmes ingleses parodiavam o James Bond, e os italianos esventravam o género ao máximo de entretenimento possível, este filme parodia todos esses estereótipos clássicos do mítico western no seu jeito irónico e  icónico do Dean Martin engatatão.

A canção tema “Something Big” é da autoria de Burt Bucharach /Hal Davis, e interpretado por Mark Lindsay.

«’Something Big’ is a Swinging Western»  - frase promocional em 1971

«One of those Pop period Westerns that's difficult to dislike even though it's not really very good» - in The New York Times


Seleção de crítica: in The New York Times.

«"Like being stuck on a subway, or bearing witness to a mugging on the other side of the street, watching Something Big is a group experience of a contemporary, if secondary, order. 

Mr. Martin grins his way through it, wearing an extremely handsome, well-cut suede coat. He is the centerpiece of a fiction that occasionally recalls the sentimentality of John Ford, with mock seriousness, as well as the inane cheeriness of those TV Westerns whose heroes never die, but just go into reruns."»



ALERTA!
- Uma marca de água da empresa detentora de direitos surgirá 6 vezes durante o filme, no centro do ecrã e dura apenas 2 segundos.
É intrusivo, mas é subtil. Não é de todo um logotipo colorido de um canal de TV português a cintilar durante todo o filme no canto superior direito.

- Apagar a habitual publicidade display do Youtube no rodapé do vídeo ao primeiro minuto. Verificar se existem mais pontos amarelos na linha vermelha (timeline) - é sinal de que irão voltar a aparecer.

- O Youtube pode (não é garantido!) lançar uma publicidade vídeo de poucos segundos a meio filme. Geralmente pode-se apagar ao fim de 5 segundos. Na pior das hipóteses, aguentar 10 ou 20 segundos. Mas também não é o intervalo de vários minutos como nas TV, portuguesas ou não.


RECOMENDAÇÃO!
- Não esquecer de ativar as legendas (português) e, nas opções desta, optar pelo tamanho delas a 75%.

- Ativar a maior qualidade (720p).

- Desativar notas.

Depois, abram o ECRÃ INTEIRO do Youtube, coloquem o filme no início, e desfrutem.


Sem comentários: