12 agosto 2021

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1538


Um Lugar Silencioso 2

Título original: A Quiet Place Part II


De: John Krasinski

Com: John Krasinski, Cillian Murphy, Emily Blunt

Género: Terror

Classificação: M/14

Outros dados: EUA, 2020, Cores, 97 min.



SINOPSE

Num futuro não muito distante, a Terra foi invadida por perigosas criaturas que, embora cegas, possuem uma audição de extrema sensibilidade. Letais para qualquer ser vivo, caçam através do som. Após a morte do marido, Evelyn esforça-se por sobreviver com os dois filhos adolescentes e a sua bebé recém-nascida. Mas, agora, vão perceber que o seu pior inimigo não são os terríveis seres que os querem caçar, mas sim os humanos que, despojados de qualquer sentimento de compaixão, estão dispostos a tudo para se manterem vivos. 


Sequela do filme com o mesmo nome realizado em 2018, esta história pós-apocalíptica, novamente assinada pelo ator e realizador John Krasinski, tem Emily Blunt (mulher de Krasinski), Millicent Simmonds, Cillian Murphy e Djimon Hounsou como protagonistas. (Fonte: CineCartaz)


Prémios e Festivais:

Hollywood Critics Association - Melhor Atriz- Millicent Simmonds; Melhor Ator Secundário-Cillian Murphy 


Rotten Tomatoes - Classificação: 91%



Notas da Crítica:


«Uma atmosfera de tensão que raramente tira o pé do acelerador» - Rui Pedro Tendinha, Diário de Notícias


«There's plenty to admire about this intelligent and engrossing follow-up.» - Matt Brunson, Creative Loafing


«This sequel continues the distressing viewing experience from the first film where anticipatory noise in itself is unsettling. It's still just as brilliant and clever, making for a satisfying thriller.» - Screen Zealots



Seleção de crítica: por Rui Pedro Tendinha, in Diário de Notícias.


“Guardar tudo para o começo e iniciar uma sequela com o melhor que o original tinha. O arranque desta segunda parte da saga da família Abbott é em si mesmo a lembrança do quão magistral era o primeiro A Quiet Place (2018), porventura o melhor filme de ficção-científica e terror dos últimos anos saído de um grande estúdio de Hollywood. Agora, tudo começa no exato momento em que a pequena cidade americana é atacada pelos extraterrestres exterminadores. Trata-se de uma sequência em que a coreografia do horror é precisa e sinónimo do mais requintado entretenimento emocional: John Krasinski a filmar uma invasão com um peso dramático ancorado no silêncio e no ruído, afinal as coordenadas fundamentais de uma receita de suspense que já no primeiro iria dar às mais elementares regras do suspense mais puro.


Tal como na primeira parte, todo o filme vive da vitalidade de cada sequência de ameaça e na qual se joga sempre a sobrevivência das personagens, frequentemente com o mesmo dispositivo: não fazer barulho e viver num mundo de confinamento. Logo a seguir aos eventos do primeiro filme, os Abbotts deparam-se agora com a presença do vizinho Emmett (Cillian Murphy, sempre intenso), homem traumatizado pela morte de toda a sua família. Estes sobreviventes acabam por se dividir, enquanto alguns ficam para trás, Reagan (Millicent Simmonds, menina surda-muda) e Emmett, graças à canção de Bob Dylan Beyond the Sea, procuram um sinal de esperança de uma possível comunidade que se refugiou numa ilha - supostamente, as criaturas exterminadoras não sabem nadar.


Já sem o efeito de novidade e com algumas situações de confronto algo recicladas segundo um esquema de franquia, Um Lugar Silencioso 2 está bastante aquém dos abalos do primeiro, mesmo quando respeita escrupulosamente essa ideia de "som e fúria". Ainda assim, atinge-se sempre uma atmosfera de tensão que raramente tira o pé do acelerador. Krasinski consegue um pequeno feito: assustar com o mesmo material. É um truque poderoso e engenhoso, tanto mais que aqui chega a ensaiar muitas vezes a peripécia do medo em simultâneo, ou seja, cenas de suspense em paralelo...”



+Crítica: Magazine-HD, MagSapo-Hugo Gomes, Adoro Cinema, Royale With Cheese, RogerEbert, Sight & Sound, MSBreviews.



Sem comentários: