31 março 2021

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1567


Licorice Pizza

Título original: Licorice Pizza


De: Paul Thomas Anderson

Com: Bradley Cooper, Maya Rudolph, Skyler Gisondo, Sean Penn, John C. Reilly, Tom Waits

Género: Comédia Dramática

Classificação: M/12

Outros dados: 2021, 133 min.



SINOPSE

No início dos anos 1970, Gary é um miúdo de 15 anos do Vale de São Fernando, uma zona de Los Angeles adjacente à indústria do entretenimento, com um espírito para o negócio. No dia de tirar fotografias para a escola, conhece Alana, uma rapariga muito mais velha, e desenvolve uma paixão por ela. Ao início irritada, ela começa a desenvolver uma amizade e parceria com ele, por negócios como a venda de camas de água e um salão de jogos. Juntos, cruzam-se com violência policial, um lendário ator mais velho, um produtor agressivo, uma viagem a Nova Iorque, uma campanha política e todo um conjunto de peripécias inspiradas na vida real de Gary Goetzman, produtor de Hollywood.


Um filme escrito e realizado por Paul Thomas Anderson que marca o seu regresso ao Vale de São Fernando e aos anos 1970 que tinha capturado em filmes como “Jogos de Prazer” ou “Vício Intrínseco”. Com Cooper Hoffman, filho do defunto Philip Seymour Hoffman, como Gary, e Alana Haim, das HAIM, como Alana, ambos na sua estreia no cinema. (Fonte: CineCartaz)



Prémios e Festivais:

Óscares 2022 - Nomeado: Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original

Golden Globes 2022 - Nomeado: Melhor Filme(Musical/comédia), Melhor Argumento Original, Melhor Ator e Melhor Atriz



TOMATOMETER: 91%

MATASCORE: 90


The Guardian ★★★★★

Com.Cultura Arte ★★★★

RogerEbert ★★★★

Público ★★★★

Slant Mag ★★★★

Insider ★★★★


Notas da Crítica:


«O ano encerra marcado pelo carácter excecional de "Licorice Pizza"» - João Lopes, Cinemax-RTP


«Licorice Pizza é uma espantosa celebração da esperança, do futuro, do amor, da amizade — de tudo aquilo que faz uma vida.» - Jorge Mourinha, Público


«Licorice Pizza is a captivating, enchanting, roughhousing film, like few others, possibly like no other.» - John Serba, Decider



Seleção de crítica: por João Lopes, no Cinemax-RTP.


“A "crítica" não existe. Existem críticos, no plural. Ou ainda (e é essa a dimensão essencial): existem espectadores, cada um com a sua irredutibilidade de olhar, pensamento e sensibilidade.


Dito isto, por vezes há fenómenos de sugestiva confluência e conjugação. Creio que o novo filme do americano P.T. Anderson, "Licorice Pizza", é um desses fenómenos. Creio mesmo que todos podemos observar que se trata de um objecto capaz de gerar um acontecimento transversal de reconhecimento, admiração e até celebração.


Porquê? Não haverá "uma" resposta única, muito menos definitiva. Ainda assim, arrisco dizer que o seu poder de encanto não será estranho ao modo como se demarca do modelo corrente do "filme-juvenil", nisso envolvendo uma reinterpretação das formas de representação da própria juventude. Aliás, corrijo (mais uma vez tentando contrariar generalizações fáceis): de uma determinada juventude.


[…] tudo se passa em San Fernando Valley, no sul da Califórnia, em ambientes direta ou indiretamente tocados pelo trabalho, e também pelo imaginário, da indústria de cinema — Hollywood é o emblema.


Paul Thomas Anderson, habitante de San Fernando Valley, onde rodou vários dos seus filmes (incluindo o prodigioso "Magnolia", 1999), relança, assim, uma tradição narrativa em que personagens e cenários surgem sempre envolvidos num jogo de factos e afectos que, em última instância, define uma cultura específica das relações humanas.


Graças a "Licorice Pizza", reencontramos o fulgor emocional, indissociável do rigor formal, de um cinema que se interessa, realmente, pelos lugares em que cada ser humano encontra, ou procura encontrar, os sentidos da sua identidade. Nessa dinâmica, a importância do conceito de personagem envolve, necessariamente, a intransigente defesa do trabalho do ator.


Daí uma celebração especial: Alana Haim e Cooper Hoffman, intérpretes, respetivamente, de Alana e Gary, são as maiores e mais comoventes revelações de 2021 — dois estreantes que nos permitem reencontrar a sensibilidade à flor da pele do cinema que Elia Kazan (1909-2003) tão admiravelmente concretizou. 


Ela é uma das três irmãs da banda Haim, com vários telediscos dirigidos por Paul Thomas Anderson [video: "Hallelujah"]; ele é filho de Philip Seymour Hoffman (ator que integrou os elencos de vários filmes de Paul Thomas Anderson). Estes laços, profissionais e afetivos, são também uma forma de dizer que o cinema persiste, e resiste, através dos seus laços humanos.”



+Crítica: Públicoc7nema, Espalha Factos, Com. Cultura e Arte, SapoMag, Insider, The Guardian, RogerEbert, SlantMag.



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