24 março 2021

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1566


Esta sessão contará com a presença do realizador David Bonneville no nosso Cineclube para uma conversa sobre o filme no final do mesmo.



O Último Banho

Título original: O Último Banho


De: David Bonneville

Com: Anabela Moreira, Martim Canavarro, Margarida Moreira, Ângelo Torres, Miguel Guilherme

Género: Drama, Animação

Classificação: M/16

Outros dados: POR/FRA, 2020, 95 min.



SINOPSE

Josefina, que fará em breve os votos perpétuos para se tornar freira, regressa à aldeia onde nasceu, no Douro, para o funeral do pai. Ali, reencontra Alexandre, o sobrinho de 15 anos, que foi abandonado pela mãe e que, com a partida do avô, não tem quem cuide dele. Comovida, Josefina aceita acolher o sobrinho. Mas educar o rapaz, que acaba de entrar na adolescência, vai ser um enorme desafio para Josefina, que teme o pecado e usa a religião como guia para tudo na sua vida. Quando Ângela, a mãe dele, regressa para reclamar a herança do falecido pai, as coisas complicam-se ainda mais.


Um filme dramático que marca a estreia em longa-metragem do português David Bonneville. Martim Canavarro, Ângelo Torres, Miguel Guilherme e as irmãs Anabela e Margarida Moreira dão vida às personagens. (Fonte: CineCartaz)


Prémios e Festivais:

CinEuphoria Awards 2022 - Melhor Realizador, Melhor Ator (Martim Canavarro), Melhor Atriz (Anabela Moreira), Prémio do Público para Melhor Filme

Prémios de Melhor Atriz (Anabela Moreira): Festival de Liverpool 2021, de Trieste 2021 e de Santa Mª da Feira 2021.


Festivais: São Paulo 2020, Tokyo 2020, Transilvania 2021, Istanbul 2021, Göteborg 2021, Milan 2021, Cyprus 2021, Santa Barbara 2022.



Notas da Crítica:


«Uma primeira longa formalmente muito segura e com uma excelente Anabela Moreira.» - Jorge Mourinha, Público


«Pouco a pouco sobrinho e tia estão se conectando com um nível inesperado de intensidade. Este drama convincente exibe emoções enganosamente complexas por trás de sua superfície.» - Screendaily



Seleção de crítica: por  Inês Moreira Santos, no Hoje Vi(vi) um Filme.


“Na sua primeira longa-metragem, David Bonneville submerge-nos numa história de relações familiares ambíguas e dilemas. O Último Banho é um filme contido e subtil, que filma com intimidade a solidão e o desamparo das suas personagens.


Mudanças inesperadas são o mote para a narrativa de O Último Banho. Uma morte exige um regresso às origens para Josefina, atormentada por recordações do local onde cresceu, tomado pelo isolamento, ao mesmo tempo que se vê perante a possibilidade de deixar a religião, a que tanto se dedica, para criar o sobrinho, sem, contudo, ceder a tentações; por seu lado, Alexandre, em plena descoberta da adolescência e abandonado pela mãe, sente a perda do avô como mais um golpe, a que se junta a possibilidade de ir para um orfanato.


A interacção entre tia e sobrinho, difícil nos primeiros dias, vai crescendo em compreensão e partilha. É tudo novo para ambos: Josefina nunca foi mãe, nem experimentou o amor sensual e carnal; Alexandre pouca atenção maternal teve, e começa a descobrir a paixão. As inseguranças e os dilemas de cada um são uma constante.


Eis a estreia auspiciosa e desafiadora de David Bonneville: um banho de relações complexas e de descobertas - não importa a idade que se tenha.”



+Crítica: Público, c7nema-entrevista, SapoMag-entrevista, Take One, Papo de Cinema, ScreenDaily, Cineuropa, MUBI.



Sem comentários: