20 fevereiro 2020

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett
Sessão #1502

Sessão integrada na programação oficial do Correntes D’Escritas 2020.

E contará com a presença do realizador Edgar Pêra.

Título original: O Homem-Pykante - Diálogos kom Pimenta

De: Edgar Pêra
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2018, 75’


SINOPSE
Nascido no Porto, a 26 de dezembro de 1937, o português Alberto Pimenta é um conhecido poeta, narrador, ensaísta, "performer" e professor universitário que desenvolveu uma vasta obra poética e performática, transformando-se numa das mais importantes figuras da cultura portuguesa.

Este documentário, da autoria de Edgar Pêra ("Manual de Evasão", "O Barão", "O Espectador Espantado"), agrupa "performances" e leituras de Pimenta, assim como imagens de arquivo e conversas dele com o realizador, desde 1994 até aos dias de hoje. (fonte: Público)


"Um sorriso é mais barato que a eletricidade e dá mais luz à mocidade” - Alberto Pimenta

Prémios e Festivais:
Seleção Oficial Festival de Roterdão 2019
Mostra de São Paulo International Film Festival 2018
Special Screening at Indie Lisboa 2018


Notas da Crítica:

«Num dos seus filmes mais divertidos e profundos de sempre, Edgar Pêra concentra 24 anos de cumplicidades com a pluma afiada do poeta Alberto Pimenta. É muito mais do que um ‘documentário sobre alguém’ ou ‘alguma coisa’.» - Expresso

«Não estamos, assim, perante um documentário pertencente ao modelo tradicional "artes & letras".» - Cinemax

«Edgar Pêra coloca o seu carrocel multimedia ao serviço da personalidade performativa de Alberto Pimenta.» - Público



Seleção de crítica: por João Lopes, no RTP-Cinemax.

As palavras e o seu picante
«Reforçando o seu gosto por um cinema que insiste em discutir o modo como conhecemos o mundo à nossa volta, Edgar Pêra dialoga com o escritor Alberto Pimenta para redescobrir e celebrar a energia primordial das palavras.

Edgar Pêra é um cineasta — entenda-se: um criador de imagens e sons — que gosta de discutir, ora com gravidade, ora com ironia, os poderes de comunicação das palavras. Tal gosto manifesta-se, por exemplo, no título do seu "O Homem Pykante - Diálogos com Pimenta". 

Pimenta porque se trata, de facto, de dar a conhecer uma série de diálogos com o poeta, escritor, ensaísta e professor universitário Alberto Pimenta. O certo é que tal objectividade na identificação da pessoa retratada se transfigura através da associação do seu apelido à palavra picante, para mais (re)escrita com um festivo "y".

Não estamos, assim, perante um documentário pertencente ao modelo tradicional "artes & letras". O que aqui acontece não decorre da vontade de fazer um retrato descritivo. Ou melhor: trata-se de recusar as ilusões deterministas das matrizes televisivas dominantes neste tipo de filmes, celebrando um acontecimento visceral — qualquer descrição é reinvenção. 

Daí que "O Homem Pykante" aposte em formas de cumplicidade formal com a obra de Alberto Pimenta, em particular com os seus poemas, utilizando o ecrã e a banda sonora como lugares de descoberta da energia mais secreta, ou menos aplicada, das palavras. Este é, por isso, um filme que nos recorda que, para além dos dispositivos de investigação a que possamos recorrer, conhecemos sempre o mundo através das palavras que convocamos — eis uma saudável pedagogia, não isenta de humor.»




TRAILER HOMEM-PYKANTE from Nitrato Filmes on Vimeo.

Sem comentários: