4 Junho 2009

Quinta-feira - Sessão #1044
21h45 Auditório Municipal


Fome - Hunger (2008)
de Steve McQueen
com Michael Fassbender, Liam Cunningham, Stuart Graham
96 min, Irlanda/GB
http://www.hungerthemovie.co.uk/
Vencedor Camera d'Or Festival Cannes 2008
Vencedor Prémio Gucci Festival Veneza 2008
Vencedor 1 Prémio BAFTA
entrevista ao Realizador: The Guardian, TimeOut, ReverseShot
crítica: Roger Ebert, NY Times, RollingStone, EyeforFilm, Lessons of Darkness, Slant, Publico, Cinema2000


Sinopse:
Com um olhar épico sobre o detalhe, o filme explora, oportunamente, o que acontece quando o corpo e a mente são levados ao limite.
Raymond Lohan (Stuart Graham) segue a sua rotina diária: ele é apenas um homem comum que trabalha como guarda prisional na cadeia de Maze em 1981. Trabalhando num dos temíveis H-Blocks, onde os prisioneiros republicanos se recusam a tomar banho e protestam por cobertores, ele conhece o inferno que é esta prisão tanto para os prisioneiros como para aqueles que ali trabalham.
Davey Gillen (Brian Milligan) é um novo prisioneiro que acaba de chegar a Maze. Apesar de estar aterrorizado, Davey recusa-se terminantemente a vestir o uniforme da prisão - ele não é qualquer criminoso. Juntando-se ao "protesto do cobertor", Davey passa a partilhar uma cela imunda com outro "inconformado", o prisioneiro republicano Gerry Campbell (Liam McMahon). Gerry, endurecido com a horrível realidade de Maze, vai guiar Davey pela dura rotina da prisão, treinando-o para o contrabando de objectos e para a troca de “comunicações” com o mundo exterior, através do líder do H-Block Bobby Sands (Michael Fassbender).

Sem comentários: