27 junho 2019

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett
Sessão #1460

Título original: Napszállta

De: Laszló Nemes
Com: Susanne Wuest, Vlad Ivanov, Urs Rechn, Juli Jakab
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: HUN/FRA, 2018, 142 min.


Festival de Veneza - Selecção Oficial
Festival de Toronto - Selecção Oficial

SINOPSE
Hungria, vésperas da Primeira Grande Guerra. Depois de passar a infância num orfanato, a jovem Irisz Leiter regressa a Budapeste empenhada em arranjar emprego como modista na mais elegante fábrica de chapéus da cidade, em tempos propriedade dos próprios pais. Apesar de afastada pelo novo proprietário, que se recusa a contratá-la, não desiste do seu propósito. E, ao buscar pistas sobre o seu passado, vai descobrir segredos inesperados.

Um drama histórico escrito e realizado por László Nemes (autor de "O Filho de Saúl", que venceu o Grande Prémio do Júri e Prémio da Crítica Internacional no Festival de Cannes em 2015, bem como o Óscar e o Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro).

“Um filme intrigante e belíssimo”. Jorge Leitão Ramos, Expresso

“Might be some kind of masterpiece.” - John Bleasdale, Cinevue

“Astonishingly beautiful. As harrowing as it is breathtaking.” - M. Nordine, Indiewire




Seleção de Crítica: por Eurico de Barros, in Timeout.pt

[…]
Filmado como O Filho de Saul, com a câmara sempre em cima da personagem principal, seguindo-a por toda a parte como se fosse uma sombra, Anoitecer parece decorrer numa lógica de transe, ou de pesadelo acordado, o que poderia explicar a falta de coerência narrativa, as sucessivas descontinuidades (Irisz tanto está num sítio como no momento seguinte noutro distante) e a opacidade do enredo, que aparentemente se quer simbólico ou alegórico da decadência da aristocracia e da instabilidade política que precipitou o Império Austro-Húngaro, e a Europa, na I Guerra Mundial. 



Sem comentários: