Ciclo de Verão

Cineclube Octopus apresenta o ciclo: (des)amores de verão

durante o mês de Agosto, sessões à 3ª feira, 21h45, no Diana - Bar. Entrada grátis.


dia 2
Ala-Arriba de Leitão de Barros

sinopse:
O mar, um dos elementos fundamentais da cultura portuguesa, tem um destaque importante em diversos filmes de Leitão de Barros. Ala-Arriba não foge à regra. Foi feito na Póvoa do Varzim e conta com a participação dos seus habitantes nos principais papeis - a vida dos pescadores da praia da Póvoa do Varzim. Tem uma delicada história de amor proibido, com uma forte base documental. Um filme visualmente forte (existe uma notável cena de naufrágio). Ala-Arriba recebeu um prémio no Festival de Veneza, em 1942.

dia 9
Gato Preto Gato Branco de Emir Kusturica

sinopse:
Era uma vez uma comunidade de exuberantes ciganos. Dois avós que julgavam estarem mortos, dois jovens apaixonados, uma senhora que queria vender a filha, um rapaz gorducho, um comboio roubado e desaparecido, um burro, um porco, dois gatos e uma fanfarra suspensa na árvore.
Misture, sacuda como quiser, de qualquer maneira. Quanto mais loucos formos, tanto melhor será o final...

dia 16
Casamento Debaixo de Chuva de Mira Nair

sinopse:
Enquanto as chuvas da monção se aproximam, a numerosa família Verma reúne-se, vinda de todos os cantos do mundo, para um casamento arranjado à pressa em Nova Deli.
Após um secreto e proibido romance com o seu patrão, Aditi, a jovem noiva, concorda em casar com um engenheiro de Houston, conforme vontade expressa dos seus pais.
Nas vésperas de casamento, Aditi, apreensiva em tornar-se uma dona de casa fora do seu país natal, torna a ver o amante num encontro que decidirá então o seu futuro. Esta e mais quatro histórias interligam-se cada uma abordando diferentes aspectos de amor, atravessando fronteiras de classes, continentes e moralidade. O reunir da tradição e modernidade indiana numa perfeita e singular harmonia.

dia 23
(500) dias com Summer de Marc Webb

sinopse:
Rapaz conhece rapariga. Rapaz apaixona-se, rapariga não. Uma moderna história de amor, inteligente e inesperada - uma atribulada e divertida viagem, de altos e baixos, que não terá o destino que se está à espera. Tom, um desafortunado e romântico jovem, após "levar com os pés" da sua namorada Summer, resolve fazer-lhe uma a proposta de passarem 500 dias juntos para tentar compreender o que está de errado entre eles. As suas reflexões levá-lo-ão a redescobrir por fim as suas verdadeiras paixões na vida.

dia 30
Mónica e o Desejo de Ingmar Bergman

sinopse:
Um dos principais filmes da carreira do mestre Ingmar Bergman numa fase de reflexão sobre as relações amorosas da juventude.
O jovem Henrik apaixona-se perdidamente por Monica, a rapariga da quinta. Após Henrik ser despedido do emprego, o casal decide isolar-se de todos, fazendo uma idílica viagem de barco pelas ilhas de Estocolmo durante as férias de verão. Monica engravida e a viagem termina. Será que o amor dos jovens resistirá às dificuldades do quotidiano?

Sem comentários: