sábado, 19 de setembro de 2009

15 Outubro 2009

Quinta-feira - Sessão #1057
21h45 Auditório Municipal


As Operações SAAL (2009)
de João Dias
com depoimentos de Álvaro Siza, Eduardo Souto Moura, Nuno Portas
120 min, Portugal
http://www.midas-filmes.pt/
DocLisboa – Prémio Midas Melhor Documentário Português
Dossier de Imprensa: http://www.midas-filmes.pt/di/DI_as_operacoes_saal.pdf
crítica: Público, TimeOut, Arrastao, Cinema2000


Sinopse:
AS OPERAÇÕES SAAL é o mais completo, abrangente e emocionalmente rico documento, de um período crítico do Pais e da sua história recente. Em 1974/75, um projecto de habitação envolveu arquitectos e população numa iniciativa única e revolucionária. Os pobres conquistavam casas, que eles próprios construíam, e a arquitectura portuguesa dava um passo ímpar na sua afirmação dentro e fora de portas.

Antestreado na Trienal de Arquitectura e no DocLisboa, onde ganhou o Prémio Midas/Distribuição para Melhor Documentário Português, AS OPERAÇÕES SAAL reuniu o aplauso de arquitectos, público e críticos.

Trinta anos depois, as memórias filmadas dos actores destes processos ajudam a entender as repercussões sociais e culturais das Operações SAAL, ao mesmo tempo que um extenso acervo documental inédito ajudará a reflectir sobre os caminhos que a arquitectura e o urbanismo têm percorrido desde essa altura.
Mas o alcance do filme abrange a problemática mais lata da participação democrática e cidadã nos destinos da sociedade. Quer enquanto dispositivo de recolha de informação, quer como registo fílmico documental, AS OPERAÇÕES SAAL é um exemplo de documentário crítico, porque os sucessivos avanços na acção – e no território – resultam de um obsessivo desejo de intromissão na verdade, contaminado de um sentido de urgência perante factos em risco de desaparecimento.

Sem comentários: