Ciclo "Noite Eleitoral Americana"

O Cineclube Octopus vai organizar um ciclo de filmes dedicado à temática das mais recentes eleições nos EUA, na semana anterior às eleições presidenciais deste ano, que decorrem a 4 de Novembro. O ciclo será composto por um filme e um documentário e a sua exibição decorrerá na sede da Associação - Rua da Igreja, nº 1, 3º andar Sala C (edifício da Junta de Freguesia).
As sessões são grátis e abertas a todos os interessados.

A programação é:

Terça - 28 Outubro, 21h45
Recount - 116 min, EUA. - com legendas em inglês
De Jay Roach, com Kevin Spacey, Laura Dern, John Hurt.
11 Nomeações Emmy 2008

Eleição 2000: Bush vs Gore, Florida
O estado decisivo é a Florida e quem vencer aqui ganha a presidência. O filme é uma ficção bastante fiel dos eventos de Novembro de 2000, desde a noite eleitoral em que Gore está perto de conceder a vitória a Bush, explorando as polémicas que se seguiram e as personagens envolvidas, até ao modo como se chegou ao resultado final, mostrando o que se desenrolou nos bastidores das campanhas democrática e republicana.

Quinta - 30 Outubro, 21h45
So Goes The Nation... - 90 min, EUA - versão original inglesa, sem legendas
de Adam Del Deo e James D. Stern

Eleição 2004: Bush vs Kerry, Ohio
O título do filme vem da expressão "As Ohio goes, so goes the nation...", que exprime o facto de que o candidato que ganha em Ohio normalmente ganha a presidência. Depois da decisão de 2000 se ter reduzido a uma escassa diferença de votos na Florida, e depois de Bush assegurar a vitória na Florida em 2004 e Kerry conseguir recuperar outros estados, com o decorrer da noite eleitoral fica claro que o último resultado a ser conhecido irá determinar o vencedor - e neste caso, é o resultado de Ohio.

A equipa deste documentário passou as semanas anteriores ao dia da eleição a cobrir a campanha no estado de Ohio, entrevistando activistas e voluntários locais envolvidos nas campanhas porta a porta de ambos partidos, e analistas e estrategas políticos de cada partido que enunciam abertamente quais as melhores tácticas de manipulação da opinião publica e como explorar as boas/más qualidades de cada candidato, numa campanha focada na guerra cultural de valores e de intimidação do eleitorado.

Eventualmente o documentário centra-se na cobertura das horas decisivas do dia da eleição, permitindo uma visão detalhada dos acontecimentos desse dia, acompanhando as reacções dos intervenientes de Ohio à medida que assistem ao desenrolar da noite eleitoral.


Trailer de "Recount":

Trailer de "So Goes the Nation":

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa iniciativa.
Quem não tem cão...