19 Junho 2008

Quinta-feira - Sessão #1020
21h45 Auditório Municipal

Persépolis - Persepolis (2007)
de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
com Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve
95 min, França
http://www.sonyclassics.com/persepolis/
Nomeado para Oscar Melhor Filme Animação 2008
Vencedor Prémio do Juri Festival Cannes 2007
Nomeado para 6 prémios César (Academia Francesa)
Nomeado para Melhor Filme Estrangeiro Globos de Ouro 2008
Entrevista aos realizadores: IndieWire, The Guardian, Cinematical
crítica: Roger Ebert, NY Times, The Guardian, Eye for Film, A.V. Club, Slant, Cinema2000

Sinopse:
Persépolis é a história comovente de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos da precoce e extrovertida Marjane, de 9 anos, que vemos a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçando as mulheres a usar o véu e mandando para a prisão milhares de pessoas.

Inteligente e destemida, Marjane consegue fintar os “guardas sociais” e descobre o punk, os Abba e os Iron Maiden. Mas, quando o seu tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão durante a guerra Irão/ Iraque, o medo diário que invade o quotidiano do Irão torna-se palpável.

À medida que vai crescendo, a ousadia de Marjane torna-se uma constante fonte de preocupação para os seus pais que temem pela sua segurança. Assim, aos 14 anos, tomam a difícil decisão de a enviar para uma escola na Áustria. Vulnerável e sozinha numa terra estranha, tem que enfrentar as típicas contrariedades dos adolescentes. Além do mais, Marjane é confundida com o fundamentalismo religioso e o extremismo, exactamente as coisas de que fugiu no seu país. Com o tempo, acaba por ser aceite e até conhece o amor, mas com o fim do liceu começa a sentir-se sozinha e cheia de saudades de casa. [ www.7arte.net ]

Sem comentários: