21 Fevereiro

Quinta-feira - Sessão #1003
21h45 Auditório Municipal

Fados (2007)
de Carlos Saura (Tango, Flamenco)
com Carlos do Carmo, Mariza, Camané
85 min, Portugal/Espanha
http://www.fados-saura.com/
Nomeado para Melhor Documentário nos Prémios Goya 2007
crítica: Cinema2000, Variety, Slant

Sinopse:
Carlos Saura encerra, com o filme “FADOS”, uma trilogia dedicada às três formas de expressão musical urbanas do século XX. Depois de “Flamenco” e “Tango” – este último, candidato ao Óscar da Academia de Hollywood de Melhor Filme Estrangeiro, em 1998 –, Carlos Saura recolhe, agora, a mais pura expressão do povo português, dando-a a conhecer a todo o mundo, como cartão de visita da nossa identidade cultural, sob a forma mais mediática: o cinema.

Um realizador conceituado e universal que segue a estrutura narrativa e estética de “Sevilhanas”, “Flamenco”, “Salomé” e “Ibéria”, mas que vai um pouco mais além na conjugação da fotografia e coreografia com os diferentes géneros musicais.

“FADOS” vai buscar as suas origens brasileiras, (Lunduns e Capoeiras) coreografadas para o efeito, e lança as inevitáveis pontes com África e Brasil, pela voz de consagrados cantores, como Lura, Caetano Veloso e Chico Buarque. As recentes experiências de diálogo entre o Flamenco e o Fado são também ouvidas, pela voz de Miguel Poveda e Mariza e a dança de Aida Gómez. [ www.7arte.net ]

Sem comentários: