terça-feira, 13 de novembro de 2007

6 Dezembro

Quinta-feira -Sessão #993
21h45 Auditório Municipal

A Ponte - The Bridge
de Eric Steel
93 min, EUA
http://www.thebridge-themovie.com/
crítica: Roger Ebert, Eye for Film, NY Times, San Francisco Chronicle, A.V. Club, Cinema2000
artigo sobre suicídios na Golden Gate Bridge, na revista New Yorker: Jumpers

Sinopse:
Muitas pessoas optam por pôr termo à vida na Golden Gate Bridge mais do que em qualquer outro local no mundo. O concreto número de mortes nesse local é chocante mas talvez de forma alguma surpreendente. Se alguém se quiser suicidar, existe uma estranha lógica em seleccionar uma forma que é quase sempre fatal e um local que é mágico, misteriosamente belo.

O realizador e equipa de filmagem passaram o ano todo de 2004, um ano inteiro, a olhar cuidadosamente para a Golden Gate Bridge com câmaras ligadas durante todo o dia, a filmar a maior parte dos vinte e quatro suicídios e muitos outros que resultaram em tentativas falhadas. Adicionalmente o realizador captou quase 100 horas de entrevistas incrivelmente francas, profundamente pessoais e muitas delas tocantes, com as famílias e amigos destes suicidas, com testemunhas que estavam a caminhar, a andar de bicicleta, a conduzir na ponte, a surfar, a fazer Kiteboarding ou a andar de barco por baixo da ponte, e também com muitos de outros suicidas.

“A PONTE” oferece reflexos sobre os mais obscuros e possivelmente mais impenetráveis pontos da mente humana. Os destinos destas 24 pessoas estão ligadas pela ponte e por uma queda de 4 segundos, mas as suas vidas parecem ter seguido por caminhos paralelos.

Por detrás destas histórias aparece a Golden Gate Bridge, um monumento que reflecte as nossas maiores aspirações e o pior da nossa natureza. Não estamos confortáveis com a triste realidade que o suicídio nos força a enfrentar. Preferimos não ver as pessoas com perturbações mentais; preferíamos que os suicídios fossem invisíveis – ou pelo menos que fossem realizados discretamente em casas de banho de hotéis, celeiros, dormitórios ou armários.

“A PONTE” é um documentário alarmantemente profundo e poético, uma jornada visual e visceral por um dos tabus mais graves da vida. [ http://www.7arte.net/ ]


Sem comentários: