2 de janeiro de 2026

Sexta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1745




Título do Filme: O Riso e a Faca
De: Pedro Pinho

Com: Cleo Diára, Sérgio Coragem, Jonathan Guilherme
Género: Drama
Classificação: M/16
Produção: ROM, FRA, BRA, POR
Duração: 211 min








Sinopse:
Sérgio (interpretado por Sérgio Coragem), engenheiro ambiental, viaja para uma cidade da África Ocidental através de uma ONG, para elaborar um relatório sobre a construção de uma estrada entre o deserto e a selva. Enquanto tenta perceber o que aconteceu ao seu antecessor, desaparecido sem deixar rasto, torna-se bastante próximo de Diara e Gui (Cleo Diára e Jonathan Guilherme), dois habitantes locais.

Filmada na Guiné-Bissau e no deserto da Mauritânia, e seleccionado para competir na secção "Un Certain Regard" do Festival de Cannes – onde Diára arrecadou o prémio de melhor actriz –, esta co-produção entre Portugal, França, Roménia e Brasil conta com realização de Pedro Pinho ("Bab Sebta", "Um Fim do Mundo", "A Fábrica de Nada"), que se inspirou na canção com o mesmo nome da autoria do brasileiro Tom Zé. PÚBLICO

Crítica: Público

26 de dezembro de 2025

Sexta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1744




Título do Filme: O Agente Secreto
De: Kleber Mendonça Filho

Com: Udo Kier, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Wagner Moura, Isabél Zuaa
Género: Crime, Policial, Drama, Thriller
Classificação: M/14
Produção: FRA, ALE, BRA, Países Baixos
Duração: 158 min







Sinopse:
Ambientado em 1977, durante uma época particularmente sombria da ditadura militar no Brasil – que perdurou até 15 de Março de 1985 –, a história acompanha Marcelo, um professor que abandona São Paulo para regressar a Recife (Pernambuco), a sua cidade natal.

Na tentativa de se afastar de um passado marcado pela violência, Marcelo tenta reconstruir a vida num ambiente que, à primeira vista, parece proporcionar-lhe a paz que ambiciona. Mas depressa descobre que ali as pessoas vivem sob o mesmo clima de repressão e medo que julgava ter deixado para trás.

Em competição no Festival de Cinema de Cannes, onde o actor Wagner Moura recebeu o prémio de melhor actor e Kleber Mendonça Filho ("O Som Ao Redor", "Aquarius", "Bacurau", "Retratos Fantasmas") o de melhor realizador, este "thriller" político foi também laureado com o prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema. O elenco integra ainda Carlos Francisco, Robério Diógenes, Roney Villela, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Hermila Guedes, Isabél Zuaa, Maria Fernanda Cândido e Tânia Maria. PÚBLICO


18 de dezembro de 2025

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1743



Título do Filme: Foi Só Um Acidente
Título Original: ek tasadef sadeh
De: Jafar Panahi

Com: Vahid Mobasseri, Ebrahim Azizi, Mariam Afshari, Hadis Pakbaten
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/14
Produção: FRA, LUX, Irão
Duração: 105 min








Sinopse:
Num bairro dos subúrbios de Teerão (Irão), Vahid, mecânico de automóveis e antigo prisioneiro político, leva uma vida tranquila até receber na sua oficina Eghbal, um cliente com uma prótese na perna resultante de um acidente. O som que aquele homem faz ao andar desperta em Vahid memórias terríveis: o mesmo ruído que ouvia, de olhos vendados, durante os interrogatórios e agressões a que foi repetidamente submetido. Convencido de que aquele homem foi um dos seus torturadores, o mecânico rapta-o e decide enterrá-lo vivo. Apesar da certeza inicial, não tarda a questionar-se se não estará a cometer uma injustiça. Em busca de provas irrefutáveis, procura então alguns dos antigos companheiros de cárcere que também sofreram às mãos do mesmo carrasco.

Em 2025, o iraniano Jafar Panahi – perseguido e preso pelo regime do seu país – tornou-se o primeiro cineasta a conquistar o prémio máximo nos quatro grandes festivais de cinema do mundo, através dos filmes "O Espelho" (1997), que recebeu o Leopardo de Ouro em Locarno; "O Círculo" (2000), distinguido com o Leão de Ouro em Veneza; "Táxi" (2015), vencedor do Urso de Ouro em Berlim; e este Foi Só Um Acidente, que lhe valeu a Palma de Ouro em Cannes. PÚBLICO


11 de dezembro de 2025

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1742





Título do Filme: Hanami
De: Denise Fernandes

Com: Yuta Nakano, Sanaya Andrade, Nha Nha Rodrigues, Alice Da Luz, Daílma Mendes
Género: Drama
Classificação: M/12
Produção: Cabo Verde, POR, SUI
Duração: 96 min






Sinopse:
Numa pequena ilha vulcânica, Nana cresce marcada pela ausência de Nia, a mãe, que a abandonou ao nascer. Enquanto todos à sua volta sonham em partir para outros lugares, Nana encontra ali o seu próprio mundo mágico, onde os sonhos e a realidade se entrelaçam. Anos mais tarde, Nia regressa inesperadamente, abrindo feridas que julgava saradas.

Co-produção entre Cabo Verde, Portugal e Suíça, este drama tem assinatura da portuguesa de ascendência cabo-verdiana Denise Fernandes e conta com Alice Da Luz, Yuta Nakano, Nha Nha Rodrigues, Sanaya Andrade e Dailma Mendes nos papéis principais.

Rodado na ilha do Fogo, em Cabo Verde, "Hanami" recebeu o prémio Ingmar Bergman no Festival de Cinema de Gotemburgo, foi premiado no festival de Locarno (Suíça) e foi escolhido como melhor longa-metragem na Competição Portuguesa do IndieLisboa. PÚBLICO

Crítica: c7nema.net