11 novembro 2021

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1550


Duna

Título original: Dune


De: Denis Villeneuve

Com: Timothée Chalamet, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgård,  Zendaya, Charlotte Rampling, Jason Momoa, Javier Bardem, Benjamin Clémentine

Género: Drama, Acção, Ficção Científica

Classificacão: M/12

Outros dados: 2021, Cores, 155 min.



SINOPSE

Nesta grande aventura interplanetária, Timothée Chalamet dá vida a Paul Atreides, um jovem nascido numa sociedade feudal do futuro, onde várias casas nobres se digladiam para obter a preciosa especiaria melange. Esse condimento, que apenas existe no planeta Arrakis – também conhecido como Dune pela sua imponente paisagem desértica –, é usado para estender a vida humana, fazer viagens no espaço e garantir, a quem a possuir, poderes sobre-humanos.


Depois de, em 1984, David Lynch ter tentado contar a história de “Dune”, a famosa série de ficção científica escrita por Frank Herbert (1920-1986), a história é agora reinventada por Denis Villeneuve num filme que teve a sua estreia mundial na 78.º edição do Festival de Veneza (fora de concurso). Para além de Chalamet, o filme conta com a presença dos atores Stellan Skarsgård, Javier Bardem, Zendaya, Jason Momoa, Josh Brolin, Oscar Isaac, Dave Bautista e Charlotte Rampling, entre outros. A música fica a cargo de Hans Zimmer, autor de algumas das mais icónicas bandas sonoras do cinema. (Fonte: CineCartaz)



Notas da Crítica:


«Um verdadeiro presente para fãs de cinema» - Christopher Nolan, The Director’s Cut


«A obra prima épica do cinema moderno» - C. Cultura e Arte


«A spicy journey to an amazing future.» - ScreenCrush


«…Villeneuve definiu o filme como ‘uma carta de amor’ à experiência de assistir cinema em sala, e se é verdade que quanto maior a tela, mais ‘impactante’ será a experiência de sobrecarga sensorial…» -  João Araújo, À Pala de Walsh


«Denis Villeneuve’s slow-burn space opera fuses the arthouse and the multiplex to create an epic of otherworldly brilliance» - The Guardian



Seleção de crítica: por João Lopes, no RTP-CINEMAX.


Como sobreviver no planeta Arrakis?


“Seja qual for a nossa avaliação de "Duna", de Denis Villeneuve, o mínimo que se pode dizer é que esta nova versão do romance de Frank Herbert ficará como um momento emblemático das convulsões que, nos últimos anos, têm agitado o planeta cinematográfico. E escusado será lembrar que a versão de 1984, assinada por David Lynch, além de intrinsecamente diferente, surgiu num contexto de produção e difusão sem paralelismo possível com a nossa atualidade.


Porquê? Porque "Duna" surge no coração de uma encruzilhada que, sendo narrativa e estética, é também eminentemente industrial e comercial. Podemos mesmo perguntar: será que uma performance fraca junto dos espectadores vai impedir a conclusão que Villeneuve sempre desejou, isto é, a segunda parte da história de Paul Atreides e do planeta Arrakis?


Ambição não faltou a Villeneuve e à sua equipa. Dois elementos são sintomáticos disso mesmo: a imponência da conceção cenográfica, a cargo do colaborador habitual Patrice Vermette, e a pompa (talvez demasiada pompa) da música de Hans Zimmer, um talentoso especialista deste tipo de aventuras.”



+Crítica: Diário de Notícias, DN-João Lopes, Público, À pala de Walsh, Magazine HD, Com.Cultura e Arte, Empire Mag, The Observer, The Guardian, RogerEbert.



Sem comentários: