5 de junho de 2025

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1719


Título do Filme: On Falling
De: Laura Carreira

Com: Piotr Sikora, Inês Vaz, Neil Leiper, Joana Santos
Género: Drama
Classificação: M/12
Produção: GB, POR
Duração: 104 min










Sinopse:
Aurora (Joana Santos) deixou família e amigos em Portugal e emigrou para a Escócia, na esperança de dar um novo rumo à sua vida. Mas as coisas não correm como o esperado e, depois de tantas horas dedicadas ao trabalho, ela vê os seus dias tornarem-se vazios. Sem ligações humanas que a ajudem a contornar a monotonia, tenta sobreviver a cada fim do mês com o parco dinheiro que lhe sobra.

Estreado mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá), On Falling esteve em competição no Festival de San Sebastián (Espanha), onde recebeu o prémio de melhor realização.

Produzido pela Sixteen Films, a produtora do cineasta Ken Loach, este drama sobre emigração e alienação foi realizado e escrito pela portuguesa radicada em Edimburgo Laura Carreira, também autora das curtas "Monday" (2017), "Red Hill" (2018) e "The Shift" (2020), esta última em competição na secção Horizontes do Festival de Veneza. PÚBLICO

Crítica: C7Cinema

29 de maio de 2025

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1718


Título do Filme: A Rapariga Da Agulha
Título Original: Pigen med Nålen
De: Magnus von Horn

Com: Ava Knox Martin, Vic Carmen Sonne, Trine Dyrholm, Besir Zeciri
Género: Drama
Classificação: M/14
Produção: SUE, POL, DIN
Duração: 134 min








Sinopse:
Copenhaga (Dinamarca), o ano é 1919. Karoline, uma jovem operária fabril, está grávida e sem ninguém a quem recorrer. No meio do desespero, aceita trabalhar como ama de leite para Dagmar, uma mulher que gere uma agência de adoção clandestina para ajudar mulheres em dificuldades a encontrar lares para os filhos que são incapazes de criar. Karoline acaba por criar laços com Dagmar, até descobrir o terrível segredo que ela esconde.

Com Vic Carmen Sonne, Trine Dyrholm e Besir Zeciri nos papéis principais, uma história dramática realizada e escrita pelo sueco Magnus von Horn. PÚBLICO

Crítica: Público

22 de maio de 2025

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1717


Título do Filme: Volveréis - Voltareis
Título Original: Volveréis
De: Jonás Trueba


Com: Itsaso Arana, Vito Sanz, Andrés Gertrúdix, Fernando Trueba
Género: Drama
Classificação: M/12
Produção: FRA, ESP
Duração: 114 min








Sinopse:

Ale e Álex (Itsaso Arana e Vito Sanz) vivem em Madrid, são casados e, até há pouco tempo, eram felizes juntos. Mas agora, passados quinze anos de partilha, estão ambos certos de que se querem separar. De forma a tirar o habitual peso daquele momento das suas vidas, têm uma ideia que deixa todos perplexos: organizar uma festa para celebrar o divórcio. Mas nenhum familiar, amigo ou colega de trabalho se deixa convencer de que aquilo seja um ponto final.

Com assinatura do espanhol Jonás Trueba (Têm de Vir Vê-la), um filme que, como diz uma das personagens, “parece uma comédia, mas na realidade é um drama” sobre relações humanas e o fim do amor numa relação a dois.s e o fim do amor numa relação a dois. PÚBLICO



15 de maio de 2025

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1716



Título do Filme: O Palácio de Cidadãos
De: Rui Pires


Género: Documentário
Classificação: M/12
Produção: POR
Duração: 123 min









Sinopse:
Durante um ano, Rui Pires documentou o trabalho dos deputados no Parlamento. O resultado é este documentário, que acompanha os debates e votações (sobretudo sobre a Lei de Bases da Habitação) ao longo desse período, numa reflexão sobre a importância da participação cívica e do poder popular.

O foco da narrativa é “o papel que desempenham os deputados e de que forma é que desempenham esse trabalho”, sublinhando que “o filme acaba por mostrar uma realidade que é absolutamente desconhecida da grande maioria das pessoas”. Pires defende que a obra revela "como o trabalho dos deputados consiste em responder aos anseios legítimos da população e garantir que as decisões têm impacto na vida das pessoas".

Co-produção entre a Monomito Argumentistas e a Terratreme Filmes, "O Palácio de Cidadãos" conquistou o prémio de melhor filme na edição de 2024 do Doclisboa. PÚBLICO

Crítica: Público

8 de maio de 2015

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1715



Título do Filme: A Complete Unknown  
De: James Mangold


Com: Elle Fanning, Edward Norton, Monica Barbaro, Timothée Chalamet
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Produção: EUA
Duração: 141 min







Sinopse:
Em 1960, um jovem chamado Robert Zimmerman – interpretado por Timothée Chalamet que, com este papel, está nomeado para o Óscar de melhor actor – deixa Duluth, no Minnesota, e chega a Nova Iorque com o objectivo de conhecer Woody Guthrie (1912-1967), o seu grande ídolo, e de se afirmar como músico e compositor.

Robert impressiona Guthrie e o seu amigo Pete Seeger (1919-2014)​ e​, em 1962, já com o nome de Bob Dylan, lança o primeiro álbum, um disco que mistura folk, blues e gospel. A 24 de Julho de 1965, já famoso e como cabeça de cartaz do Newport Folk Festival (que tinha sido iniciado em 1959 em Rhode Island), Dylan decide tocar com uma guitarra eléctrica. Essa decisão, controversa e muito criticada por alguns puristas do folk, deu início a uma revolução no seu percurso.

Realizado por James Mangold – conhecido por filmes como "Walk the Line" (2005), uma cinebiografia musical de Johnny Cash; o remake de "O Comboio das 3 e 10" (2007), "Logan - The Wolverine" (2017) ou, mais recentemente "Le Mans '66: O Duelo" (2019) e "Indiana Jones e o Marcador do Destino" (2023) –, este "biopic" tem por base a obra Dylan Goes Electric!, de Elijah Wald, e segue o caminho de Dylan, desde que era um jovem desconhecido até se tornar um dos mais icónicos cantores e compositores da história da música.

Com canções poéticas e cheias de significado, Bob Dylan foi o primeiro (e, até agora, o único) artista na história a ganhar, em 2016, um Prémio Nobel da Literatura e um Pulitzer pela sua obra, assim como um Óscar, um Grammy e um Globo de Ouro – os três últimos pelo tema "Things have changed", composto para o filme "Wonder Boys - Prodígios".

O elenco conta ainda com a participação de Edward Norton, Elle Fanning, Monica Barbaro, Boyd Holbrook, Dan Fogler e Norbert Leo Butz. Para além dos oito Óscares para que está nomeado, A Complete Unknown foi indicado para vários prémios, entre eles os Globos de Ouro, os Screen Actors Guild e os Critics Choice Awards. PÚBLICO

Crítica: Público