8 de agosto de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1678




Título do Filme: Assassino Profissional
Título Original: Hit Man
De: Richard Linklater

Com: Austin Amelio, Glen Powell, Retta, Adria Arjona
Género: Acção, Comédia
Classificação: M/12
Produção: EUA
Duração: 115 min







Sinopse:

O professor Gary Johnson (Glen Powell) leva uma vida tranquila entre as aulas e os seus dois gatos. Paralelamente, passa por assassino a soldo, com um talento inato para se metamorfosear em múltiplos personagens, de forma a convencer os seus clientes de que é um profissional sério e confiável. O que esses clientes não sabem é que ele é, na verdade, um agente infiltrado a trabalhar com as autoridades e que ali está para combater o crime.

Tudo lhe corre bem até ser contratado para matar o marido de Madison (Adria Arjona), uma bela e misteriosa mulher que lhe diz ser vítima de violência doméstica. Quando ele julga ter tudo sob controlo, ela acaba por seduzi-lo, virar a sua vida do avesso e colocá-lo em sérios problemas com a lei. Uma comédia de acção que se inspira num artigo escrito, em 2001, pelo jornalista Skip Hollandsworth para a revista “Texas Monthly”. Na altura, o realizador Richard Linklater, amigo de Hollandsworth, leu-o. Em 2020, durante a pandemia de covid-19, Linklater, juntamente com Hollandsworth e o actor Glen Powell, decidiram escrever um argumento e avançar com a produção da sua versão cinematográfica. PÙBLICO 

1 de agosto de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1677



Título do Filme: O Bêbado
De: André Marques


Com: Teresa Madruga, João Pedro Vaz, Ina Esanu, António Melo, Vítor Roriz, Flávia Gusmão
Género: Drama, Thriller
Produção: POR
Duração: 121 min







Sinopse:

Rogério (Vítor Roriz), um homem com a vida destruída pelo álcool, cruza-se casualmente com Oksana (Ina Esanu), uma jovem aterrorizada que lhe pede ajuda. Mas, ao aceder, não imagina que está a entrar no implacável mundo do tráfico de seres humanos.

Rodada em Setúbal e vencedora do Prémio FIPRESCI na 29.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português, esta primeira longa-metragem de André Marques teve o apoio do programa Biennale College Cinema do Festival de Cinema de Veneza, em 2014, e do Plot Script Lab, em 2015. O projecto ganhou o fundo de Primeira Obras de Longa-Metragem do ICA em 2019 mas, com o surgimento da pandemia de covid-19, foi apenas concluído em 2023. André Marques tem várias de curtas-metragens premiadas no currículo, incluindo “O Avô” (2014), “Luminita” (2013) e “Yulva” (2015). PÚBLICO

Crítica: Público

25 de julho de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1676




Título do Filme: O Sabor da Vida
Título Original: La passion de Dodin Bouffant
De: Anh Hung Tran

Com: Emmanuel Salinger, Patrick d'Assumçao, Juliette Binoche, Benoît Magimel
Género: Romance, Drama
Classificação: M/12
Produção: FRA, BEL
Duração: 135 min






Sinopse:
Na França de 1899, Eugénie (Juliette Binoche) é uma cozinheira que trabalha para Dodin (Benoît Magimel), um patrão “gourmet” numa herdade do campo. Têm uma relação amorosa há largos anos e cozinham juntos, mas ela rejeita sempre casar-se com ele e dormem em quartos diferentes. A relação entre os dois é a base deste filme do franco-vietnamita Trần Anh Hùng ("Eu Venho com a Chuva", "Amor Eterno") inspirado numa personagem criada pelo suíço Marcel Rouff em 1924. PÚBLICO

Crítica: Público

18 de julho de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1675



Título Original: Nu astepta prea mult de la sfârsitul lumii
De: Radu Jude

Com: Nina Hoss, Dorina Lazar, Ovidiu Pîrsan, Ilinca Manolache
Género: Comédia
Classificação: M/16
Produção: LUX, FRA, Croácia, ROM
Duração: 163 min








Sinopse:
Uma comédia negra realizada pelo romeno por Radu Jude, que acompanha Angela Raducani (Ilinca Manolache), enquanto percorre de carro a cidade de Bucareste para fazer um vídeo sobre a segurança no local de trabalho, encomendado por uma multinacional. Nesse trajecto, ela depara-se com uma série de situações absurdas que ocorrem durante o que parece ser o fim do mundo.

“Não Esperes Demasiado do Fim do Mundo” estreou-se na competição principal do Festival de Cinema de Locarno de 2023, onde recebeu o Prémio Especial do Júri, e foi exibido nos festivais de Cinema de Toronto e de Nova Iorque. PÚBLICO


Crítica: Público

11 de julho de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1674



Título do Filme: Challengers
De: Luca Guadagnino

Com: Darnell Appling, Mike Faist, Zendaya, Josh O'Connor
Género: Drama
Classificação: M/12
Produção: EUA
Duração: 131 min









Sinopse:
Na juventude, Tashi (Zendaya) foi uma promissora tenista cuja carreira terminou abruptamente após uma lesão grave no joelho. Apesar de ter sido forçada a deixar as competições, ganhou fama e respeito de todos enquanto treinadora de Art (Mike Faist), um tenista pouco dotado que, com a ajuda dela, se tornou um campeão mundialmente famoso e com quem acabou por se casar.

As coisas complicam-se quando, durante um campeonato, Art tem de enfrentar Patrick (Josh O’Connor), em tempos seu melhor amigo e antigo namorado de Tashi. Essa partida vai reacender rivalidades, dentro e fora do campo de ténis.

Um drama realizado pelo italiano Luca Guadagnino, também autor de “Chama-me Pelo Teu Nome”, Óscar de melhor argumento adaptado (James Ivory), e de “Ossos e Tudo”, Leão de Prata de melhor realização em Veneza. PÚBLICO

Crítica: Público

4 de julho de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1673



Título do Filme: O Mal Não Está Aqui
Título Original: Aku wa sonzai shinai
De: Ryûsuke Hamaguchi

Com: Hitoshi Omika, Ryô Nishikawa, Ryûji Kosaka, Ayaka Shibutani
Género: Drama
Classificação: M/12
Produção: JAP
Duração: 106 min







Sinopse:
Takumi e sua filha Hana moram numa pequena aldeia no centro de uma floresta nos arredores de Tóquio. A tranquilidade das suas existências é ameaçada quando ali surge um projecto de campismo de luxo que pretende atrair turistas com a promessa de experienciar a natureza em estado puro.

A comunidade, que se habituou a rodear-se de montanhas e lagos quase inexplorados, opõe-se, percebendo o quanto isso pode alterar o equilíbrio do ecossistema e das suas vidas.

Seleccionado para o Festival de Veneza de 2023, onde foi recebido com uma ovação de pé e arrecadou o Grande Prémio do Júri, um drama de teor ambientalista com assinatura de Ryûsuke Hamaguchi.

A banda sonora é da autoria da cantora e compositora Eiko Ishibashi, que já tinha colaborado com Hamaguchi no filme Drive My Car, que mereceu o Óscar de melhor filme internacional (Japão), categoria em que também arrecadou um Globo de Ouro e um BAFTA. As actuações ficaram a cargo de Hitoshi Omika, Ryô Nishikawa, Ryûji Kosaka e Ayaka Shibutani. PÚBLICO

Crítica: cinema7arte.com

27 de junho de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1672



Título do Filme: How to Have Sex - A Primeira Vez
Título Original: How to Have Sex
De: Molly Manning Walker


Com: Enva Lewis, Lara Peake, Mia McKenna-Bruce, Anna Antoniades
Género: Drama
Classificação: M/14
Produção: GB/GRE
Duração: 91 min






Sinopse:

As inglesas Tara, Em e Skye têm 18 anos, terminaram o liceu e estão exultantes com a sua primeira viagem sem a supervisão dos pais. Num “resort” em Mália, na ilha de Creta (Grécia), esperam viver as melhores férias das suas vidas. Mas, entre praia, discotecas, bebidas alcoólicas e envolvimentos fugazes, vão-se deparar com situações para as quais não estavam preparadas.

Estreado no Festival de Cinema de Cannes, um drama sobre sexo e consentimento, escrito e dirigido por Molly Manning Walker, na sua estreia em realização. No elenco participam Mia McKenna-Bruce, Lara Peake, Samuel Bottomley, Shaun Thomas, Enva Lewis e Laura Ambler. PÚBLICO

Crítica: Público


20 de junho de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1671




De: Marta Pessoa


Género: Documentário
Classificação: M/12
Produção: POR
Duração: 101 min








Sinopse:
A 15 Junho de 1934, era inaugurada nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto, a I Exposição Colonial Portuguesa, comissariada por Henrique Galvão (1895-1970) – que, em 1961, ficaria famoso por organizar e comandar o assalto ao Santa Maria, numa tentativa de provocar uma crise política que abalasse a ditadura de António de Oliveira Salazar (1889-1970).

Nessa exposição, homens, mulheres e crianças vindos das várias colónias foram exibidos “nos seus habitats”. Entre as pessoas humilhadas nesse evento, estava uma rapariga guineense chamada Rosinha, que dá nome e mote a este filme.

Ao recriar as aldeias indígenas e mostrar alguns “exemplares” dos povos que as habitavam, o Estado Novo fazia propaganda política, glorificava as conquistas portuguesas no mundo e revelava também a forma como a maioria dos europeus olhava os povos colonizados.

Este documentário de Marta Pessoa, que também escreve o argumento com Rita Palma, teve a sua estreia em Maio de 2023 no IndieLisboa, onde recebeu o Prémio Árvore da Vida, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), e reflecte sobre tudo isso. PÚBLICO


Crítica: Público

13 de junho de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1670




Título do Filme: Culpado - Inocente - Monstro
Título Original: Kaibutsu
De: Hirokazu Kore-eda

Com: Soya Kurokawa, Eita Nagayama, Sakura Ando
Género: Drama
Classificação: M/12
Produção: JAP
Duração: 127 min







Sinopse:

Uma história contada sob a perspectiva de três pessoas diferentes: Saori, uma mãe solteira; Minato, filho de Saori; e Hori, o professor dele.

Tudo começa quando Saori vê Minato chegar ferido da escola e parte do princípio de que ele foi vítima de maus tratos do professor Hori. Quando vai à escola tirar satisfações, é tratada com frieza e descrédito pela direcção. A partir daqui, e porque cada um deles se encerra no seu ponto de vista e descarta o dos outros, tudo se desmorona.

Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde foi vencedor nas categorias de melhor argumento e Queer, este drama tem assinatura do aclamado cineasta japonês Hirokazu Kore-eda, também autor de Ninguém Sabe (2004), Andando (2008), O Meu Maior Desejo (2011), Tal Pai, Tal Filho (2013), A Nossa Irmã Mais Nova (2015), O Terceiro Assassinato (2017), Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões (2018) – Palma de Ouro em Cannes e nomeado para o Óscar de melhor filme internacional – e Broker - Intermediários (2022).

Com argumento de Yuji Sakamoto, este drama foi dedicado à memória do músico Ryuichi Sakamoto, responsável pela banda sonora, que faleceu dois meses antes da estreia. Sakura Andō, Eita Nagayama, Sōya Kurokawa, Hinata Hiiragi e Mitsuki Takahata assumem os papéis principais.  PÚBLICO

Crítica: Público

6 de junho de 2024

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1669



Título do Filme: A Irmandade da Sauna
Título Original: Savvusanna sõsarad
De: Anna Hints

Género: Documentário
Classificação: M/12
Produção: FRA, Estónia, IRL
Duração: 89 min









Sinopse:

Estreado no Festival de Cinema de Sundance (EUA) – onde recebeu o prémio de melhor realização de documentário – este filme marca a estreia em realização da estónia Anna Hints e fala-nos de um grupo de mulheres de várias idades que se junta numa sauna de fumo.

Ali, criam uma espécie de irmandade e, sem vergonha ou julgamento, discutem os seus problemas pessoais e aconselham-se mutuamente, revelando as suas fragilidades mas também a sua coragem.

Co-produção entre a Estónia, França e Islândia, um filme que celebra a força dos elos que unem as mulheres entre si, ao mesmo tempo que mostra uma importante tradição na Estónia: as saunas de fumo, reconhecidas desde 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. PÚBLICO

Crítica: Público