01 julho 2021

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1533


Minari

Título original: Minari


De: Lee Isaac Chung

Com: Steve Yeun, Alan Kim, Yeri Han, Noel Kate Cho

Género: Drama

Classificação: M/12

Outros dados: EUA, 2020, 115 min.



SINOPSE

Década de 1980. David, de sete anos, muda-se com os pais, imigrantes sul-coreanos, para uma zona rural do Arkansas. A vida ali é difícil e os pais arriscam todas as poupanças ao tentar criar uma quinta em solo inexplorado. Perante tanta imprevisibilidade, será a chegada da avó Soonja, uma pessoa muito peculiar, a ajudar David a adaptar-se àquele lugar. 


Um drama semibiográfico sobre o “sonho americano”, escrito e realizado pelo americano de ascendência coreana Lee Isaac Chung (“Munyurangabo”, “Lucky Life”, “Abigail Harm”). (Fonte: CineCartaz)



Prémios e Festivais:

ÓSCARES 2021: Vencedor de Melhor Atriz Secundária entre 6 nomeações: Melhor Filme, Realização, Melhor Ator (Steve Yeun), Argumento Original, Banda Sonora.


BAFTA 2021: Vencedor de Melhor Atriz Secundária entre 6 nomeações: Filme Língua Não Inglesa, Realização, Ator Secundário (Alan S. Kim), Banda Sonora e Elenco.


Ind. Spirit Awards: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Edição, Melhor Fotografia


Golden Globes 2021: Vencedor de Melhor Filme e Melhor Realização


Festival de Sundance 2020 - Grande Prémio do Júri e Prémio do Público


Critics’ Choice Awards: Prémio de Melhor Jovem Ator para Alan Kim, de oito anos



Independent ★★★★★

The Guardian ★★★★

Plano Crítico ★★★★

c7nema ★★★★

Público ★★★



Notas da Crítica:


«De uma rara beleza ... imperdível.» - Entertainment Weekly


«Vai partir-vos o coração para depois juntar os pedaços e reconstruí-lo mais forte do que antes.» - The Boston Globe


«É um ótimo filme, inteligente, subtil, quase sem drama, quase sem “tema”, que nos deixa — e vai sendo uma raridade — a sós com o cinema.» - Público


«Simplicidade é a força de drama sobre família coreana à procura do sonho americano» - Hugo Gomes, Sapo Mag


«Minari is a story of the American Dream. But Chung's brilliance is in how he adds depth and complexity to those foundational ideas - it's in the spaces in between that we find love, loss, hope, and regret.» - Independent



Seleção de crítica: por João Lopes, no Cinemax-RTP.


Realismo americano, realismo sul-coreano


“Convenhamos que o mundo global em que vivemos (ou imaginamos viver) relançou um cliché narrativo: cada história que se conta nasce, ou pode nascer, das "diferenças" culturais entre os protagonistas e o contexto em que evoluem... Dito de outro modo: o "elogio da diferença" está em todos os discursos, dos mais ousados aos mais conformistas.


Convenhamos também que "Minari" merece o benefício da dúvida. Mais do que isso: o filme realizado pelo americano, de ascendência sul-coreana, Lee Isaac Chung nasce de um real e sincero empenho em não reduzir as personagens a estereótipos ou as situações a simbologias esquemáticas — e para tal não será indiferente, por certo, o facto de este ser um projecto que integra algumas componentes autobiográficas.


A história da família da Coreia do Sul que se instala numa zona rural do Arkansas, corria o ano de 1983, com Ronald Reagan na presidência dos EUA, existe, assim, como uma colagem de momentos de delicado realismo. A sua envolvência é tanto maior quanto tudo decorre, não de abstracções "temáticas", mas de questões práticas muito simples: como equilibrar o trabalho na fábrica com as tarefas caseiras, onde escavar um poço para ter água para as plantações...


No seu controlado minimalismo, o olhar de Lee Isaac Chung possui uma crença fundamental: são os actores (entenda-se: as personagens) que definem a ambiência de cada cena. E todos se distinguem pela singularidade da sua presença, a começar pelo pequeno Alan Kim, muito longe de qualquer caracterização pitoresca da infância. Sem esquecer, claro, os intérpretes dos pais, Han Ye-ri e Steven Yeun (nosso conhecido de "The Walking Dead"), e a veterana Yuh-Jung Youn, distinguida com o Oscar de melhor actriz secundária.”



+Crítica: c7nema, Hoje Vi(vi) Um Filme, Público, MagSapo, Plano Crítico, Independent, The Guardian, RogerEbert.



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