09 setembro 2021

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1542


Colectiv - Um Caso de Corrupção

Título original: Colectiv


De: Alexander Nanau

Género: Documentário

Classificação: M/14

Outros dados: LUX/ALE/ROM, 2019, Cores, 109 min.


SINOPSE

No dia 30 de outubro de 2015, em Bucareste (Roménia), durante um concerto de uma banda de rock, um incêndio de grandes proporções causou a morte a dezenas de pessoas, deixando quase duas centenas feridas, muitas delas em estado grave. Este filme, escrito, produzido e realizado pelo cineasta Alexander Nanau, revela a investigação de um grupo de jornalistas que deu a conhecer uma série de falecimentos, dias depois, de pessoas hospitalizadas com ferimentos não considerados fatais. O que eles provaram foi que essas mortes resultaram de um enorme esquema de fraude no sistema nacional de saúde romeno e de várias instituições do Estado. 


Estreado no Festival de Cinema de Veneza, “Colectiv - Um Caso de Corrupção”, foi nomeado para o Óscar de melhor documentário e recebeu o LUX Prémio do Público de cinema 2021, uma distinção atribuída pelo Parlamento Europeu em parceria com a European Film Academy, a Comissão Europeia e a rede Europa Cinemas. (Fonte: CineCartaz)


Prémios e Festivais:

Óscares 2021 - Nomeado para Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional

Basta 2021 - Nomeado para Melhor Documentário

Festival de Veneza em 2020 - seleção oficial

European Film Academy 2020 - Melhor Documentário

LUX 2021 - Prémio do Público


Rotten Tomatoes - Classificação: 99%

IMDB Metascrore - 95


Time Out ★★★★★

Observador ★★★★★

Empire ★★★★

Film Comment ★★★★

RogerEbert ★★★★

Público ★★★



Notas da Crítica:


«Uma verdadeira obra de arte» - Rolling Stone


«Um dos melhores filmes sobre jornalismo alguma vez feito» - Indiewire


«De vez em quando aparece um documentário que não se limita a abrir-nos os olhos: despedaça-nos. Este é verdadeiramente um filme dos nossos tempos.» - Variety


«Collective is absolutely essential viewing.» - South China Morning Post 


«Um dos documentários mais falados dos últimos meses, é um thriller seco em tom de filme político cruzado de serviço público.» - Jorge Mourinha, Público 



Seleção de crítica: por Inês Moreira Santos, no Hoje Vi(vi) um Filme.


Uma arma pela verdade e pela humanidade


“Directamente da Roménia, Collective é um documentário que expõe as fraquezas e pecados de um Estado corrupto e doente. O realizador Alexander Nanau leva-nos aos bastidores da política e de uma investigação jornalística na sequência de um caso arrepiante.


O filme recupera a história do incêndio na discoteca Colectiv de Bucareste, em 2015, que provocou 27 mortos e 180 feridos. Após o incêndio, várias vítimas de queimaduras começaram a morrer nos hospitais por feridas que não eram fatais. Collective acompanha a equipa de jornalistas de investigação do Gazeta Sporturilor que revela uma fraude no sistema de saúde da Roménia, que enriqueceu empresários e políticos, ao mesmo tempo que provocava a morte a cidadãos inocentes.


Um jornal desportivo desenvolve uma grande investigação em torno das falhas dos hospitais públicos romenos, após a tragédia da discoteca Colectiv. Nem os jornalistas, nem nós espectadores, imaginávamos o que viriam a descobrir. O realizador Alexander Nanau acompanha de perto o trabalho dos três jornalistas na redacção, pesquisa, conferências de imprensa, reuniões e telefonemas com fontes, com acesso privilegiado à informação e às imagens e testemunhos chocantes que se vão reunindo. Se, por um lado, Nanau consegue a confiança dos jornalistas, também do outro lado da barricada as portas se abrem, quando o novo ministro da saúde - o tecnocrata Vlad Voiculescu - toma posse. Entre os dois lados, cruzam-se também os sobreviventes da tragédia e os familiares das vítimas, que só querem que nada disto volte a acontecer.


À medida que a investigação se desenrola, mais inacreditável a realidade se torna, com subornos, um aparente suicídio, pressão de todas as facções da sociedade, ameaças e revelações cada vez mais macabras e decadentes. Os esforços dos jornalistas e do novo ministro da saúde - que lutam contra um sistema de saúde e político corrompido e sem humanidade a todos os níveis - parecem minados por sensacionalismo e uma oposição a jogar ao ataque.


O documentário de Alexander Nanau regista intimamente cada passo e expõe-no ao mundo com seriedade e crueza. Collective é ele próprio a desconstrução da podridão de um sistema que coloca o dinheiro acima da vida - sem vergonha nem remorsos -; é uma arma pela verdade e pela humanidade.”



+Crítica: Diário de Notícias, c7nema, CinemaxRTP, Visão, Público, Observador, Rolling Stone, RogerEbert, Sight & Sound.



Sem comentários: