08 outubro 2020

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1512


O Lago dos Gansos Selvagens

Título original: Nan Fang Che Zhan De Ju Hui


De: Diao Yi'nan

Com: Hu Ge, Kwei Lun-Mei, Liao Fan

Género: Drama, Crime

Classificação: M/16

Outros dados: China, 2019, 113 min.



SINOPSE

Depois de ter sido responsável pela morte de um polícia, Zhou Zenong, líder de um gangue de "motards", depara-se com uma única opção: fugir. O seu caminho vai cruzar-se com Liu Aiai, uma jovem forçada a prostituir-se que tudo fará para recuperar o poder sobre a sua própria vida. A atravessar um momento parecido, eles vão unir-se para escapar aos seus perseguidores, que os seguirão impiedosamente até às margens do Lago dos Gansos Selvagens.


Em competição no Festival de Cinema de Cannes, uma história em ambiência negra com argumento e realização de Diao Yi'nan (também responsável por "Carvão Negro, Gelo Fino", o filme vencedor do Urso de Ouro na 64.ª edição da Berlinale), tido como uma das figuras mais proeminentes do teatro de vanguarda chinês. (Fonte: Público)


Prémios e Festivais:

Festival de Cannes (2019), na seleção oficial

Lisbon & Estoril Film Festival 2019 - seleção oficial



Diário de Notícias ★★★★

Observador ★★★★

Time Out ★★★★

cinema7arte ★★★

RogerEbert ★★★



Notas da Crítica:


«Um filme noir sombrio e perspicazmente realizado» - The Hollywood Reporter


«Uma dramática caça ao fugitivo e um visual surpreendente» - Screen


«Uma mestria de forma extraordinariamente versátil» - Variety


«Um cineasta fundamental»  - Little White Lies


«Um 'thriller' na atmosfera» - Expresso


«a Gorgeously Abstract Crime Drama Rich with Meaning» - The Film Stage



Seleção de crítica: por João Lopes, no Cinemax-RTP.


Sombras chinesas


“A sugestão de "sombras chinesas" a propósito de um filme policial chinês constitui, por certo, uma associação com o seu quê de automático. Ainda assim, valer a pena acrescentar que, no caso de "O Lago dos Gansos Selvagens", a sua aplicação adquire especial pertinência — desde logo, porque o realizador, Diao Yi'nan, sabe explorar um certo claro/escuro que nos remete para a tradição (ocidental/oriental) do filme "noir"; depois, porque se trata de contar uma história em que os elementos ocultos podem ter tanta, ou mais, importância que a percepção do visível. 


Apresentado na edição de 2019 do Festival de Cannes, com Diao Yi'nan a assumir também as tarefas de argumentista, "O Lago dos Gansos Selvagens" propõe uma abordagem do submundo do crime, muito para além de clichés mediáticos ou ideológicos. A sua miscigenação de referências temáticas e estilísticas talvez não possa ser desligada do facto de estarmos também perante um exemplo sintomático da actual "internacionalização" da produção cinematográfica — esta é uma co-produção com a França, mesmo se tudo o que acompanhamos é visceralmente chinês. 


Porventura exibindo marcas de alguma influência de Quentin Tarantino (ele próprio um discípulo da tradição de géneros de Hollywood, incluindo, justamente, o "noir"), Diao Yi'nan faz o retrato de um homem e uma mulher (Liao Fan e Lun Mei Gwei, ambos excelentes) enredados nos acontecimentos desencadeados por uma morte que, de uma maneira ou de outra, vai abalar o destino de todas as personagens... 


Diao Yi'nan sabe arquitectar uma trama que está longe de se esgotar nas coreografias das situações de confronto mais ou menos violento. A verdadeira acção envolve, aqui, as dinâmicas das relações humanas, num ziguezague tanto mais interessante quanto o filme arrisca numa estrutura não linear, por vezes desconcertante, sempre subtil. Em resumo: ainda bem que, mesmo com limitações (e, neste caso, com um atraso considerável),  o mercado nos vai proporcionando sinais da pluralidade da actual produção da China.”



+Crítica: DN, Time Out, Observador, Público, cinema7arte, Companhia Cinéfila, RogerEbert, Slant Mag.



Sem comentários: