23 setembro 2021

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1544



Esta sessão está incluída na programação geral do Festival de Teatro É-Aqui-In-Ócio, numa parceria com o Varazim Teatro.



Family Romance, LLC.

Título original: Family Romance, LLC.


De: Werner Herzog

Com: Mahiro Tanimoto, Ishii Yuichi

Género: Drama

Classificação: M/12

Outros dados: EUA, 2019, 89 min.




SINOPSE

A Family Romance LLC.  é uma empresa que oferece serviços muito peculiares: atores que podem substituir os clientes em situações de necessidade, sejam elas profissionais ou pessoais. Yuichi Ishii, um dos funcionários, tem agora a responsabilidade de substituir o pai desaparecido de Mahiro, uma menina de 12 anos que enfrenta graves dificuldades em lidar com a ausência paterna.


Reflexão sobre a solidão, isolamento e artificialidade nas sociedades modernas, este é um drama ficcional, de inspiração documental, realizado pelo veterano Werner Herzog ("Grizzly Man", "Rescue Dawn - Espírito Indomável", "Polícia sem Lei", "Rainha do Deserto"). (Fonte: CineCartaz)



Time Out ★★★★

The Observer ★★★★

The Guardian ★★★

Empire ★★★

Slant Magazine ★★★

RogerEbert ★★★



Notas da Crítica:


«Momentos de pura transcendência excêntrica» - Daily Telegraph


«Um dos melhores filmes de Werner Herzog nos últimos 10 anos.» - Hugo Gomes, c7nema


«It's so intriguing as a premise that it carries you through the film.» - FilmWeek


«Is it a docudrama? A meta-doc? Staged reality? However you define it, it's enthralling, unsettling and typically Herzogian.» - Eurico de Barros, Time Out 



Seleção de crítica: por Inês Moreira Santos, no Hoje Vi(vi) um Filme.


“Family Romance, LLC, de Werner Herzog, fez parte da secção Da Terra à Lua do Doclisboa'19. O cineasta ficciona a realidade e mostra-nos como funciona a Family Romance, uma empresa que aluga humanos de substituição para todas as necessidades dos seus clientes – seja um membro da família para uma ocasião especial, alguém para assumir a culpa de um engano no trabalho, um estranho para ajudar a reviver o melhor momento da vida. 


A realidade japonesa poderia dar um (ou muitos) caso de estudo. Family Romance, LLC demonstra isso mesmo na perfeição, com todos os dilemas morais e éticos subjacentes. Ao mesmo tempo, o próprio conflito interior em redor do presidente executivo da empresa, Yuichi Ishii, é filmado intimamente.


No filme, uma mãe pede a Ishii para se fazer passar pelo marido há muito ausente e restabelecer a ligação com a filha adolescente. Com o decorrer da "mentira", a jovem começa a criar laços com o actor, e mesmo Ishii receia apegar-se a ela. Correndo o risco de despersonalização o jovem empresário sente-se perdido no meio de tantas personalidades e do seu "eu" real.


Dinâmico e sempre inesperado, Family Romance, LLC funciona com humor e complacência. No entanto, Herzog deixa-nos sempre bem presente que aquelas pessoas existem e que os actores dividem-se por diversas famílias falsas, assumindo o papel de uma pessoa diferente em cada uma delas. Põe-se a questão: onde ficam as fronteiras entre a vida profissional e a vida pessoal? Será que, neste caso, elas se distinguem?


Werner Herzog utiliza o falso documentário para retratar uma realidade que é quase inacreditável para a população ocidental, ao mesmo tempo que reflecte sobre as necessidades com que o mundo atual se depara.”



+Crítica: Time Out, c7nema, Hoje Vi(vi) um Filme, Cenas de Cinema, Sight & Sound, RogerEbert, Slant Magazine, The Guardian, The Observer, Empire.



Sem comentários: