07 janeiro 2021

Quinta-feira | 19h | Cine-Teatro Garrett

Sessão #152


Martin Eden

Título original: Martin Eden


De: Pietro Marcello

Com: Luca Marinelli, Jessica Cressy, Vincenzo Nemolato

Género: Drama

Classificação: M/14

Outros dados: FRA/ALE/ITA, 2019, 129 min.


SINOPSE

Martin Eden toda a vida sonhou ser escritor. Mas, oriundo de uma família de pescadores, ele está ciente de que só muito a custo conseguirá atingir os seus objetivos. Como nunca teve a oportunidade de se instruir convenientemente, ele é um autodidata dedicado. Certo dia, salva Arturo, um jovem de uma família abastada, de uma escaramuça em que está envolvido. Como forma de reconhecimento, Arturo convida-o para sua casa, onde Martin vem a conhecer a bela e sofisticada Elena, irmã do novo amigo. Apaixonado por ela, Martin vai fazer os possíveis para se fazer notar e mudar as circunstâncias ditadas pelo seu nascimento.


Em competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza  – onde Luca Marinelli  arrecadou o Prémio Volpi Cup de Melhor Ator –, um drama realizado pelo italiano Pietro Marcello. O argumento, da autoria de Marcello e de Maurizio Braucci, inspira-se vagamente no romance homónimo escrito, em 1909, por Jack London.


Prémios e Festivais:

Festival de Veneza - competição para melhor filme, e Prémio Volpi de Melhor Ator - Luca Marinelli

Festival de Toronto - Prémio Plataform para o realizador Pietro Marcello

Festival de Sevilha - Vencedor de Melhor Filme

Prémios David di Donatello (2020) - Melhor Argumento Adaptado

LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival (2019) - Selecção Oficial


c7nema ★★★★★

Folha de São Paulo ★★★★★

Les Inrocks ★★★★★

Libération ★★★★★

L’Humanité  ★★★★★

Télérama  ★★★★★

Le Nouvel Observateur ★★★★

Le Journal du Dimanche ★★★★

Paris Match ★★★★

Cuturopoing.com ★★★★

Positif ★★★★

Elle ★★★★



Notas da Crítica:


«Um dos melhores filmes que veremos este ano.» - Folha de São Paulo


«Martin Eden Might Be the Best Film of the Year.» - Vulture


«The film is a masterpiece... see it any way you can.» - The New York Times


«Poético, apaixonante, romanesco, romântico. E muito comovente.» - Les Inrocks


«Uma audaciosa adaptação da obra-prima de Jack London.» - Télérama


«Ver Martin Eden é como ver a Europa sonhar sobre as tragédias do século XX que parecem condenadas a repetir-se.» - Cláudio Alves, Magazine HD



Seleção de crítica: por Sérgio Alpendre, no Folha de São Paulo.


'Martin Eden' é um dos melhores filmes que veremos este ano


“Ao lado de Michelangelo Frammartino, do excecional "As Quatro Voltas" (2010), Pietro Marcello é o principal nome do cinema italiano surgido no século 21. Na mais recente edição da revista inglesa "Sight and Sound", o coreano e oscarizado Bong Joon-ho colocou Marcello entre os 20 diretores a seguir nos próximos 20 anos.

Oriundo do documentário e herdeiro do armênio Artazvad Pelechian, a quem dedicou um belo ensaio fílmico chamado "O Silêncio de Pelechian" (2011), Pietro Marcello foi revelado internacionalmente um pouco antes, com o estupendo "A Boca do Lobo" (2009).


"Martin Eden" é um pouco mais convencional dentro do registro ficcional. Mas é possível ver traços de sua obra anterior e da poesia que ele extrai de suas buscas visuais. Assim como a câmera livre e a montagem ousada derivam de sua experiência no documentário ensaístico. Além disso, pode ser um pouco mais convencional, mas ainda está a milhas do cinema contemporâneo atual, sobretudo no registro do drama histórico, que Marcello persegue com uma liberdade invejável.


O principal atributo, contudo, é a liberdade narrativa, que pode até ser confundida com um mau roteiro por nossos amigos que atribuem mais importância ao conteúdo. "Martin Eden" tem elipses ousadíssimas e não entrega quase nada mastigado para o espetador, que deve preencher as lacunas deixadas no enredo.


Não é um filme perfeito, longe disso, mas é dos melhores que veremos neste ano.”



+Críticac7nema, A pala de Walsh, MagazineHD, Plano Crítico, Comunidade Cultura e Arte, Público, Vulture, Irish Times, RogerEbert.



Sem comentários: