29 outubro 2020

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1515


Corpus Christi - A Redenção

Título original: Boze Cialo


De: Jan Komasa

Com: Bartosz Bielenia, Aleksandra Konieczna, Eliza Rycembel, Lukasz Simlat

Género: Drama

Classificação: M/16

Outros dados: POL, 2019, 



SINOPSE

Quando Daniel é enviado para um centro de detenção para jovens, não imagina a transformação que daí decorrerá. A relação próxima com o padre da instituição faz nascer nele um chamamento divino. Mas, infelizmente, o seu cadastro impede-o de alcançar o sonho de ingressar num seminário e tornar-se sacerdote. Depois de cumprir pena, vai trabalhar como aprendiz de carpinteiro numa povoação distante. Devido a uma série de mal-entendidos, é confundido com o novo pároco e abraça aquela oportunidade, que, na sua cabeça, tem providência divina. 


Baseado em factos reais, um drama escrito por Mateusz Pacewicz. Apresentado no Festival de Cinema de Veneza e também no Festival Internacional de Cinema de Toronto, "Corpus Christi" foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional (o atual nome da antiga secção de Filme Estrangeiro), em representação da Polónia. (Fonte: Público)



Prémios e Festivais:

Óscares 2020 - nomeado para Melhor Filme Internacional

Festival de Veneza (2019) - prémio Europa Cinemas Label

Festival Internacional de Cinema de Toronto - seleção oficial

 


Rotten Tomatoes - 97%

The Times ★★★★

The Guardian ★★★★

Time Out ★★★★

Magazine HD ★★★★

Diário de Notícias ★★★

RogerEbert ★★★1/2

Público ★★★

c7nema ★★★



Notas da Crítica:


«Um filme intenso, eloquente, imageticamente forte e com um trabalho tremendo de Bartosz Bielenia, um daqueles atores cujo rosto vale por mil palavras.» - Visão


«Único» - Film Threat


«Perfeito» - Times


«Inquietante» - The Guardian


«Arrebatador»  - The Hollywood Reporter


«Fascinante» - Los Angeles Times


«Um filme soberbo» - Cineeuropa


«Comovente e poderoso» - Variety


«Sólido e inteligente mais do que especialmente inspirado, é um exemplo de que há mais para descobrir no cinema polaco do que aquilo que vamos vendo aos soluços por cá.» - Público




Seleção de crítica: por João Lopes, no Cinemax-RTP.


Atribulações religiosas na Polónia


“Cinema da Polónia: Andrzej Wajda, Jerzy Skolimowski, Roman Polanski... Lembramo-nos de imediato dos nomes clássicos, hesitamos quando tentamos estabelecer algum elo com a produção mais recente. 


Jan Komasa — eis o nome que surge agora no horizonte do mercado, favorecido pelo impulso dos Óscares. O seu "Corpus Christi - A Redenção" é um dos cinco nomeados na categoria de melhor filme internacional (designação que substitui a de melhor filme estrangeiro). E o mínimo que se pode dizer é que possui a virtude de colocar em cena uma paisagem, social e afectiva, eminentemente polaca, visceralmente católica.


O efeito perturbante da dramaturgia do filme decorre da ambivalência da sua personagem central, o jovem Daniel, 20 anos, preso num centro de detenção juvenil — ao regressar à vida social, procurando emprego na serração de uma pequena povoação, torna-se acidentalmente padre.


Interpretado por um notável actor, de seu nome Bartosz Bielenia, Daniel rapidamente se descobre numa teia emocional à beira do insustentável: por um lado, a população vai sendo cada vez mais sensível aos seus dotes de pregador; por outro lado, ele teme que a sua condição acidental seja descoberta...


Komasa parece ser um cineasta empenhado em valorizar os índices realistas — sublinhe-se a detalhada caracterização da povoação em que Daniel se integra —, ao mesmo que pressente o peso simbólicos dos temas com que lida. Em última instância, "Corpus Christi" é mesmo um filme sobre o contraste entre a religião como "aparato" colectivo e a religião como expressão de uma genuína crença individual. Em resumo: um filme exterior aos modelos dominantes do mercado, a merecer ser descoberto.”



+Crítica: DN, Expresso, Magazine HD, Público, Visão, c7nema, MagSapo, Huffpost Brasil, RogerEbert, Always Good Movies.

 

Sem comentários: