22 outubro 2020

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1514


Os Miseráveis

Título original: Les Misérable


De: Ladj Ly

Com: Damien Bonnard, Alexis Manenti, Djibril Zonga

Género: Drama, Thriller

Classificação: M/16

Outros dados: FRA, 2019, 102 min.



SINOPSE

Stéphane, acabado de chegar de Cherbourg, vai integrar a Brigada Anti-Crime (BAC) de Montfermeil, nos arredores de Paris. É aí que conhece os seus novos colegas de equipa, Chris e Gwada, dois agentes experientes. Não tarda a descobrir as tensões entre os diferentes gangues locais. Durante uma detenção, um drone filma todos os seus actos e gestos...


Primeira longa-metragem do francês de ascendência maliana Ladj Ly, "Os Miseráveis" debruça-se sobre as guerras de poder em bairros problemático  e tem como ponto de partida a curta homónima que Ly realizou em 2017. (Fonte: Público)



Prémios e Festivais:

Óscar 2020 - Nomeado para Melhor Filme Internacional

Festival de Cannes (2019)- Prémio do Júri

Lisbon & Estoril Film Festival 2019 - seleção oficial

Sindicato Francês de Críticos de Cinema - melhor filme francês



Telérama ★★★★★

Cahiers du Cinema ★★★★★

Le Monde ★★★★

Libération ★★★★

Les Inrocks ★★★★

Rolling Stone ★★★★

RogerEbert ★★★




Notas da Crítica:


«A primeira bomba do Festival de Cannes, um relatório perturbador dos subúrbios, 25 anos depois de O Ódio/La Haine» - Première


«O encontro entre Victor Hugo e Spike Lee» - Le Monde


«Uma experiência emocionante» - RogerEbert.com


«Um filme choque!»  - Telérama


«Um filme urgente» - Cahiers du Cinéma


«Um obstinado e impetuoso thriller urbano acentuado por um comentário social mordaz ao estado actual dos subúrbios parisienses, retratados aqui como um barril de pólvora prestes a explodir.» - The Hollywood Reporter


«Um retrato visceral sobre aqueles que abusam do seu poder, e aqueles que o exigem, nos subúrbios de Montfermeil em Paris.» - Associated Press




Seleção de crítica: por João Lopes, no Cinemax-RTP.


A exigência realista


“A sequência de abertura de "Os Miseráveis", de Ladj Ly, é especialmente impressionante — e perturbante. Isto porque a sua lógica de comunhão vai ser metodicamente posta em causa pelas cenas seguintes. Tudo se passa no dia 15 de Julho, em Paris, nos Campos Elíseos: a multidão celebra o triunfo da selecção francesa no Mundial de Futebol da Rússia (4-2, contra a Croácia).


Com o desenvolvimento do filme, rapidamente percebemos os limites da própria ideia de comunhão. O filme segue a actividade de uma brigada policial em Montfermeil, subúrbios de Paris, expondo as convulsões de um tecido social em que a noção de "lei & ordem" está a ser sistematicamente posta à prova, de acordo com uma (falta de) lógica que parece não conseguir resolver uma questão básica: que significa pertencer a um grupo? Ou ainda. como pertencer a um grupo sem abrir conflito(s) com outro(s)?


Ladj Ly filma, assim, os seus próprios cenários de vida. Nascido no Mali, foi muito cedo para França, com os pais, para viver, precisamente, em Montfermeil. Isso ajudará a explicar a pulsão documental que marca o seu filme: por um lado, há nele um espírito narrativo que decorre da tradição do policial francês; por outro lado, tudo se passa como se descobríssemos as personagens "em trânsito", quase como numa reportagem.


Apropriando-se do título do clássico de Victor Hugo e, de alguma maneira, actualizando-o, "Os Miseráveis" foi uma das boas surpresas de Cannes/2019, tendo sido distinguido com o Prémio do Júri. Há nele, afinal, as marcas de uma exigência realista, hoje em dia transversal a algum do melhor cinema (europeu ou não). Trata-se, afinal, de trabalhar as formas cinematográficas contra as rotinas do naturalismo televisivo.”



+Crítica: DN, Expresso, Magazine HD, Mag Sapo, Visão, Público, Folha São Paulo, Omolete, Cinestera.



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