18 julho 2019

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett
Sessão #1463
Título original: Beoning

De: Lee Chang-Dong
Com: Ah-In Yoo, Steven Yeun, Jong-Seo Jun
Género: Drama, Suspense
Classificação: M/14
Outros dados: Coreia do Sul, 2018, 148 min.


SINOPSE
Jong-soo reencontra casualmente Hae-mi, uma amiga de infância que, prestes a fazer uma viagem a África, lhe pede para cuidar do gato durante a sua ausência. Ao regressar, já no aeroporto, ela apresenta-lhe Ben, com quem se envolveu romanticamente durante a viagem e que decidiu segui-la. Entre os dois homens surge uma relação ambígua, com tanto de fascínio como de rivalidade, que assume novas proporções quando o forasteiro confessa o seu estranho prazer.

Estreado no Festival de Cinema de Cannes, um drama com toques de mistério, realizado, escrito e produzido pelo sul-coreano Lee Chang-Dong ("Oásis", "Poesia"), que se inspira no conto "Os Celeiros Incendiados", incluído na compilação "O Elefante Evapora-se", da autoria do aclamado escritor japonês Haruki Murakami.


Cannes 2018 - prémios da Crítica e o da Melhor Direção Artística

Um dos melhores filmes de 2018 para a revista Sight & Sound

Top 10 dos Melhores Filmes do Ano dos Cahiers du Cinéma

Les Cahiers du Cinéma  
Le Monde  
Libération  
Positif  
Paris Match  
Studio Magazine

Sábado
C7nema
The Observer
RogerEbert
The Guardian

“Não é por acaso que se trata de um dos filmes mais referenciados nas listas de melhores filmes de 2018, quer em publicações de renome quer noutras menos rigorosas. Burning é uma obra que lenta e sorrateiramente se entranha na alma e deixa todos os resistentes na audiência com uma marca, um som e um odor duradouro, destinados a perdurar por vários dias após o primeiro visionamento. 
Que mais se pode pedir a um filme?” - Fernando Vasquez, C7nema

“Um conto de 20 páginas de Haruki Murakami visitado, com duas horas e meia de elegância e mistério […]
a atmosfera que se impõe é progressivamente sensual e obsessiva, como um cigarro que começa por ser fumado de forma lânguida e cujas passas se vão tornando cada vez mais nervosas.” - Inês N. Lourenço, Diário de Notícias

“Um ótimo, e sobretudo muito eficaz, puzzle de ambiguidade psicológica, a construir um ambiente de suspeita permanente e quase paranóica.” - Público

“a slow-burn mystery touched by genius” - Little White Lies





Sem comentários: