03 dezembro 2020

Quinta-feira | 19h | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1520


Honeyland - A Terra do Mel

Título original: Honeyland


De: Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov

Com: Amador Arias, Benedicta Sánchez, Inazio Abrao

Género: Documentário

Classificação: M/12

Outros dados: Macedónia, 2019, 89 min.




SINOPSE

A viver na Macedónia, Hatidze Muratova é a última caçadora de abelhas da Europa. Apesar da pobreza em que vive, ela leva muito a sério a principal regra da apicultura: para respeitar o equilíbrio da Natureza, apenas se pode retirar metade do mel existente na colmeia, o resto tem de ficar para garantir o sustento das abelhas. Essa forma de estar valeu-lhe a subsistência ao longo de toda a sua vida. Mas quando uma família nómada de apicultores ali chega determinada a recolher o máximo de mel que lhes for possível, Hatidze vê o ecossistema ameaçado.


Um filme que fez história, ao ser o primeiro documentário duplamente nomeado ao Óscar de Melhor Filme Documentário e Melhor Filme Internacional.(Fonte: Público)



Prémios e Festivais:

Óscares 2020 - nomeado para Melhor Filme Internacional e Melhor Documentário.

Festival de Sundance (2019) - Melhor Fotografia, Prémio Grande do Júri para Doc. e Prémio Especial do Júri pelo “Impact and Change”.


Vencedor de Melhor Filme no DocsBarcelona, DocAviv, Millennium Docs, Mumbai, São Paulo, Sarajevo, NY Critics, Denver, Boston, Atenas.

Vencedor de Melhor Fotografia no IDocA, São Paulo, Vancouver, 



Notas da Crítica:


«Belo e hipnotizante» - Indiewire


«Os minutos iniciais são tão surpreendentes, tão sublimes e estranhos e cheios de beleza humana e natural, como tudo que eu já tenha visto num filme» - The New York Times ★★★★★ 


MELHOR FILME DO ANO 2019 para o The New York Times (à frente de Parasita)


«Conta a história de um lugar esquecido, tão estranho, que a maioria dos ocidentais não o conseguiria imaginar» - Hollywood Reporter


«“Honeyland” is both an immersive experience and an undeniably gorgeous reflection on our relationship to nature» - RogerEbert.com


«Um belo exemplo de como uma relação de igualdade, sem supremacia, entre o homem e a Mãe natureza, é pertinente e até necessária.» - Cineminha




Seleção de crítica: por João Lopes, no Diário de Notícias.


As emoções da vida secreta das abelhas


“Há filmes que entram para a história por razões mais ou menos estatísticas. Estreado no Festival de Sundance, em 2019, Honeyland, agora lançado no mercado português com o subtítulo A Terra do Mel, é um desses filmes: em representação da República da Macedónia do Norte conseguiu ser o primeiro filme na história dos Óscares a ser nomeado nas categorias de melhor documentário e melhor filme internacional (sucedâneo da categoria de melhor filme estrangeiro).


Não ganhou, é verdade. Em todo o caso, a sua importância está para lá de tal proeza, decorrendo, justamente, da sensibilidade documental que lhe confere tão delicadas emoções. A dupla de realizadores, Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, passou cerca de três anos na região de Bekirlja, numa zona montanhosa de difícil acesso e cruéis condições de vida. O filme segue a existência de Hatidze Muratova, uma mulher de cinquenta e poucos anos que vive com a mãe doente, tratando com infinita paciência e carinho as suas colmeias.


No início, Honeyland foi concebido como uma curta-metragem. O certo é que o aparecimento de uma família de novos vizinhos de Hatidze, quebrando a solidão da sua vida com a mãe, trouxe ao projeto inesperados elementos dramáticos. Estamos, afinal, perante um fresco sobre uma região de extrema pobreza em que a sobrevivência é uma luta diária, feita de rotinas austeras, muitas formas de angústia e também comoventes sinais de compaixão.


Neste tempo de heróis digitais e aventuras galácticas, Honeyland oferece-se como um pedagógico testemunho da vocação mais ancestral do cinema. A saber: dar-nos a conhecer personagens e lugares que conhecemos mal ou que, pura e simplesmente, ignoramos. Nesta perspetiva, estamos apenas (mas este "apenas" é essencial) perante um filme que vive da energia primitiva das imagens e dos sons - imagens de uma grandiosidade de inusitada beleza, sons que nos ajudam a sentir a trágica pulsação de um universo longe da civilização urbana.”



+CríticaHoje Vi(vi) um Filme, Plano Crítico, c7nema, MovieNonSense, Cinemaplanet, Cineminha, Cenas de Cinema, Cineplayers, Cinepop, Slant Mag, RogerEbert.



Sem comentários: