7 Abril de 2017

Sexta-feira - Sessão #1351
21h45 Cine-Teatro Garrett

Paula Rego, Histórias e Segredos (2016) de Nick Willing (90min.)
+
Hompesch Chez Moi (2016) de Sara Marques (35min.)


Paula Rego, Histórias e Segredos (2016)
de Nick Willing
90 min, Reino Unido
documentário
imprensa: Jornal Notícias, Sábado, Observador



“Paula Rego, Histórias e Segredos” - Filme sobre Paula Rego realizado pelo cineasta Nick Willing, filho da artista plástica, no qual se revela pela primeira vez histórias e segredos da sua vida excepcional, uma vida de luta contra o fascismo, um mundo da arte misógino e a depressão. 
O filme terá estreia nos cinemas a 6 de Abril com um conjunto de iniciativas de homenagem a uma das grandes artistas portuguesas contemporâneas.

sinopse:
Conhecida por ser muito ciosa da sua privacidade, Paula Rego revela-se pela primeira vez neste filme, surpreendendo o seu filho, o cineasta Nick Willing, com histórias e segredos da sua vida excepcional, uma vida de luta contra o fascismo, um mundo da arte misógino e a depressão. Nascida em Portugal, um país sobre o qual o pai lhe disse que não era bom para as mulheres, Rego usou as suas imagens poderosas como uma arma contra a ditadura antes de se estabelecer em Londres, onde continuou a abordar questões sobre a situação da mulher como o direito ao aborto. Mas, acima de tudo, as suas pinturas são um vislumbre críptico sobre um mundo íntimo de tragédia pessoal, fantasias perversas e verdades constrangedoras. Nick Willing combina um grande arquivo de filmes caseiros e fotografias de família com entrevistas que percorrem 60 anos de vida e imagens de Rego a trabalhar no seu estúdio. E o resultado é um poderoso retrato pessoal da vida e obra de uma artista cujo legado vai sobreviver ao tempo, ilustrado visualmente em pastel, carvão e tinta a óleo.



+

Hompesch Chez Moi (2016)
de Sara Marques
35 minutos, Portugal
https://www.facebook.com/hompeschchezmoi

Hompesch Chez Moi (2016) de Sara Marques

Filme realizado no âmbito do mestrado de Comunicação Audiovisual da ESMAE por Sara Marques, foi um dos selecionados para os Prémio Sophia Estudante, na categoria documentário, onde ficou classificado em 2º lugar, na 3ª edição do prémio.

sinopse:
Daniel Hompesch, pintor belga, a residir em Portugal há mais de 20 anos, recebeu, em 2015, a notícia de um cancro incurável. A sua rotina sofreu alterações, nomeadamente o lado artístico. Com consequências a nível físico, o cancro fez com que a criação das suas obras demorasse mais tempo. No entanto, a relação amorosa que mantém com a sua companheira atual, mãe da realizadora deste filme, é o apoio que necessita para ultrapassar os piores momentos.

Sem comentários: