2 Julho 2017

Domingo - Sessão #1362
16h Cine-Teatro Garrett

O Poder da Música - Of Mind and Music (2014) de Richie Adams


O Cineclube Octopus gostaria de informar da sessão especial que se realizará excepcionalmente a um domingo, dia 2 de julho, às 16:00, no Cine-Teatro Garrett.

Em parceria com o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde, o Cineclube poveiro exibe o filme “O Poder da Música” de Richie Adams (EUA - 98 min.), organizando no final da sessão uma tertúlia com a presença do próprio ator protagonista, o português Joaquim de Almeida, e com o médico psiquiatra do Centro Hospitalar, Dr. Nuno Campeão.

A tertúlia será moderada pelo jornalista da RTP, Mário Augusto, que para além cinema colocará o foco na temática do filme: a música, a saúde mental e, mais em concreto, a doença de Alzheimer. Da qual o ator Joaquim de Almeida dará também um testemunho muito pessoal e doloroso acerca da vivência com esta doença.

Como acreditamos que esta é uma oportunidade única e excelente para se assistir a uma sessão do Cineclube Octopus mas, mais ainda, para se ganhar consciência sobre a realidade desta doença silenciosa que afeta mais gente do que se imagina, convocamos todos os poveiros para assistirem ao filme e para ouvirem os ilustres convidados.


O Poder da Música - Of Mind and Music (2014) de Richie Adams

O Poder da Música - Of Mind and Music (2014)
de Richie Adams
com Joaquim de Almeida, Ruth Negga, Aunjanue Ellis, Bill Cobbs
98 min, EUA
Drama, M/12
crítica: Hollywood Reporter, LaWeekly, ReelFilm
imprensa: Rtp, Sic, Radio Renascença

sinopse:
Álvaro Cruz  (Joaquim de Almeida) é um neurologista conceituado que assistiu ao lento e inexorável deteriorar da saúde mental da sua mãe, doente de Alzheimer. Apesar de todos os esforços, nenhuma das suas pesquisas puderam impedir o terrível desfecho. Quando ela morre, ele vê-se a deambular pela cidade de Nova Orleães (EUA), encontrando consolo nas músicas que vai ouvindo pelas ruas. Lá ele fica particularmente fascinado com dois artistas muito especiais: Una Vida (Aunjanue Ellis), uma cantora de alguma idade cuja voz cativante parece vir de um outro mundo; e Stompleg (Bill Cobbs), o velho e prodigioso guitarrista que a acompanha. Ao regressar, dia após dia, para os ouvir, Cruz apercebe-se que Una Vida, tal como a sua mãe, sofre de Alzheimer e que os seus sintomas se atenuam sempre que partilha a sua música. Curioso e emocionalmente ligado àquele caso, decide ajudá-la…
Realizado por Richie Adams (“Inventing Adam”), um filme dramático sobre a demência que se baseia no romance homónimo de Nicolas Bazan, um neurocientista especializado no tema que, ao lado de Adams, também participa no argumento. [ PÚBLICO ]

Sem comentários: