Sinopse: Para evitar os problemas financeiros e experimentar uma forma de vida mais variada, Vittoria, que vem de um meio modesto, passou três anos a viver com Ricardo, um jovem oficial de uma embaixada. No entanto, uma vida sem verdeiro amor arrasa a jovem mulher que, apesar dos pedidos de Ricardo, o deixa. Um dia, quando se encontra com a mãe, que passa os tempos livres na Bolsa de Valores, Vittoria conhece um jovem corrector, com quem espera aprender a amar de novo. Infelizmente, ele engana-a e Vittoria experimenta uma vez mais o sabor amargo da solidão.
Sinopse: Depois de uma extraordinária lição sobre cinema americano, Martin Scorsese levanos numa nova viagem, desta vez pela história do cinema italiano, do pós II Guerra até à década de 60. De origem siciliana, o realizador nascido nos Estados Unidos conta que, só muito mais tarde, na sua vida se deu conta de como a sua carreira havia sido marcada pela influência do cinema italiano, primeiro com os filmes de Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta, Paisà, Alemanha Ano Zero) e depois com a descoberta do neorealismo de Vittorio De Sica em Ladrões de Bicicletas e Umberto D.
A MINHA VIAGEM A ITÁLIA acaba, então, por nos levar às memórias de infância do realizador mas também por nos revelar quão decisivas foram algumas destas obras na sua aprendizagem e forma de filmar. De Rossellini a Fellini, de Vittorio De Sica a Luchino Visconti, este filme é uma homenagem apaixonada a alguns dos maiores nomes do cinema italiano, através do olhar de um cineasta que dispensa apresentações.
A Associação Cultural Octopus vai organizar um jantar-convívio no próximo dia 19 de Dezembro (sábado, após a assembleia geral).
O jantar decorrerá no restaurante Maria do Caiado (R. Lavadeiras 11R/C, Póvoa de Varzim), pelas 20h00 e as inscrições estão abertas a todos os interessados. Para tal devem contactar-nos através do mail: cineclube.octopus@gmail.com de modo a efectuar a sua reserva até quarta-feira, dia 16. O preço do jantar é de 12€ por pessoa.
(menu: entradas, lombinhos com cogumelos, duas bebidas de cápsula ou uma garrafa de vinho de 0,75l, sobremesa e café)
Estão convocados todos os associados do Octopus - Grupo de Investigação Científica e de Animação Cultural, a reunirem-se em Assembleia Geral Ordinária, pelas 17 horas do próximo dia 19 de Dezembro, na sede da Associação, sita na Rua da Igreja, n.º l, 3.º andar, sala C, na cidade da Póvoa de Varzim, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto l.º - Leitura e Votação da Acta da Assembleia Geral Ordinária anterior;
Ponto 2.° - Apresentação, Análise e Votação do Relatório de Contas da Direcção;
Ponto 3.º - Eleição dos novos corpos gerentes: Direcção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal, para o mandato de 2009/2010;
Ponto 4.º - Discussão de outros assuntos de interesse para a Associação.
Segunda-feira - Sessão #1066 21h45 Auditório Municipal
Os Inúteis - I vitelloni (1953) de Federico Fellini com Franco Interlenghi, Alberto Sordi, Franco Fabrizi, Leopoldo Trieste, Riccardo Fellini 107 min, Itália Nomeado para Oscar Melhor Argumento Vencedor Leão de Prata Festival de Veneza 1953 crítica: Variety, SF Chronicle, Lumiere.net, VillageVoice
sinopse: Esta é a história de cinco jovens sem ambições, perdidos e derrotados, agarrados a uma pequena cidade do Adriático. Sem força de vontade para deixar a cidade, o seu descontentamento e impaciência leva-os a uma diversidade de actividades, nem todas recomendáveis.
Segunda-feira - Sessão #1065 21h45 Auditório Municipal
Ladrões de Bicicletas - Ladri di biciclette (1948) de Vittorio De Sica com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda, Vittorio Antonucci 93 min, Itália Vencedor Oscar Melhor Filme Estrangeiro Nomeado para Oscar Melhor Argumento Vencedor Golden Globes Melhor Filme Estrangeiro Vencedor BAFTA Melhor Filme crítica: Roger Ebert, SF Chronicle, EyeforFilm, Guardian
Sinopse: António Ricchi procura trabalho. Depois de muitas tentativas, surge-lhe um emprego como afixador de cartazes publicitários nas ruas de Roma.. No entanto, um dia um ladrão rouba-lhe a bicicleta. António fica desesperado porque sem ela não pode trabalhar. Está de tal maneira perdido que pede ajuda aos amigos e ao filho para recuperá-la. Um filme comovente, vencedor do óscar para melhor filme estrangeiro em 1949.
Quinta-feira - Sessão #1064 21h45 Auditório Municipal
Roma, Cidade Aberta - Roma, città aperta (1945) de Roberto Rossellini argumento de Sergio Amidel and F. Fellini com Marcello Pagliero, Aldo Fabrizi, Anna Magnani, Vito Annicchiarico, Maria Michi, Harry Feist 100 min, Itália Vencedor Grand Prix Festival Cannes 1946 Nomeado para Oscar Melhor Argumento 1947 crítica: NY Times, EyeforFilm, FilmNotes, EntradaFranca, Wikipedia
sinopse: Entre os anos de 1943 e 1944, a cidade de Roma, ocupada pelos nazistas, é declarada "cidade aberta", a fim de evitar bombardeios aéreos. Neste momento comunistas e católicos unem-se para combater os alemães e as tropas fascistas.
Giorgio Manfredi, um dos líderes da resistência, é perseguido pela gestapo. Vai procurar o seu amigo Francesco e pede ajuda a Pina, a noiva deste e ao padre Don Pietro.
Este ajuda-o a conseguir uma nova identidade para sair de Roma o mais rapidamente possível e arranja-lhe um lugar para se esconder. No entanto, Manfredi é traído pela sua namorada Marina e é preso pelos nazis…
Sinopse: Depois de uma extraordinária lição sobre cinema americano, Martin Scorsese levanos numa nova viagem, desta vez pela história do cinema italiano, do pós II Guerra até à década de 60. De origem siciliana, o realizador nascido nos Estados Unidos conta que, só muito mais tarde, na sua vida se deu conta de como a sua carreira havia sido marcada pela influência do cinema italiano, primeiro com os filmes de Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta, Paisà, Alemanha Ano Zero) e depois com a descoberta do neorealismo de Vittorio De Sica em Ladrões de Bicicletas e Umberto D.
A MINHA VIAGEM A ITÁLIA acaba, então, por nos levar às memórias de infância do realizador mas também por nos revelar quão decisivas foram algumas destas obras na sua aprendizagem e forma de filmar. De Rossellini a Fellini, de Vittorio De Sica a Luchino Visconti, este filme é uma homenagem apaixonada a alguns dos maiores nomes do cinema italiano, através do olhar de um cineasta que dispensa apresentações.
Sinopse: Shoshanna Dreyfus (Mélanie Laurent) assiste à execução da sua família, directamente pelas mãos do Coronel nazi Hans Landa (Christoph Waltz). No entanto, ela consegue fugir para Paris e começar de novo, com uma identidade falsa e dona de um cinema. Entretanto, na Europa, o Tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus, orientado para atacar alvos localizados: os Bastardos. Juntamente com uma actriz alemã e agente infiltrada, de seu nome Bridget von Hammersmark (Diane Kruger), eles planeiam derrubar o Terceiro Reich. Os destinos convergem todos para o cinema onde Shoshanna planeia a sua própria vingança.
Quinta-feira - Sessão #1061 21h45 Auditório Municipal
Hiroshima Meu Amor - Hiroshima mon amour (1959) de Alain Resnais com Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dassas, Pierre Barbaud 90 min, França/Japão Nomeado para Oscar Melhor Argumento Selecção Oficial Festival Cannes 1959 crítica: NY Times, Variety, FilmCritic, ImagesJournal, Cineplayers
Sinopse: Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.
Quinta-feira - Sessão #1060 21h45 Auditório Municipal
Home - Lar Doce Lar (2008) de Ursula Meier com Isabelle Huppert, Olivier Gourmet, Adélaïde Leroux 98 min, França/Suiça Nomeado para 3 Prémios César da Academia Francesa Crítica: Slant, JigsawLounge, TotalFilm, Público, Cinema2000
Sinopse: Uma auto-estrada abandonada estende-se ao longo do horizonte bem à margem de uma quinta desértica, sossegada. Há vários anos construída, a auto-estrada mantém-se inactiva e degrada-se lentamente. Mas à beira do asfalto, a poucos metros dos rails, vê-se uma casa isolada que alberga uma família. À chegada do Verão a construção é retomada: anuncia-se a abertura da auto-estrada à circulação de viaturas...
Sinopse: Oskar, um frágil rapaz de 12 anos, é constantemente importunado pelos seus colegas mais fortes, mas nunca responde. O seu desejo de ter um amigo parece ser correspondido quando Eli, também de 12 anos, se muda para a casa ao lado. Mas a sua chegada coincide com o início de uma série de terríveis ataques e mortes. Apesar de Oskar estar consciente de que Eli é uma vampira, a sua amizade é mais forte do que o seu medo...
Quinta-feira - Sessão #1058 21h45 Auditório Municipal
O Acossado - À Bout de Souffle (1960) de Jean-Luc Godard com Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo, Daniel Boulanger, Jean-Pierre Melville 90 min, França Selecção Oficial Festival Berlim 1960 Vencedor Prémio Jean Vigo 1960 crítica: Roger Ebert, NY Times, CriterionDatabase
Sinopse: Paris, anos sessenta. Um jovem ladrão de automóveis (Jean-Paul Belmondo) mata um polícia e foge com a sua namorada americana (Jean Seberg). Jean-Luc Godard realiza, a partir dum guião original de François Truffaut, um dos primeiros e mais influentes filmes da Nouvelle Vague francesa.
Sinopse: AS OPERAÇÕES SAAL é o mais completo, abrangente e emocionalmente rico documento, de um período crítico do Pais e da sua história recente. Em 1974/75, um projecto de habitação envolveu arquitectos e população numa iniciativa única e revolucionária. Os pobres conquistavam casas, que eles próprios construíam, e a arquitectura portuguesa dava um passo ímpar na sua afirmação dentro e fora de portas.
Antestreado na Trienal de Arquitectura e no DocLisboa, onde ganhou o Prémio Midas/Distribuição para Melhor Documentário Português, AS OPERAÇÕES SAAL reuniu o aplauso de arquitectos, público e críticos.
Trinta anos depois, as memórias filmadas dos actores destes processos ajudam a entender as repercussões sociais e culturais das Operações SAAL, ao mesmo tempo que um extenso acervo documental inédito ajudará a reflectir sobre os caminhos que a arquitectura e o urbanismo têm percorrido desde essa altura. Mas o alcance do filme abrange a problemática mais lata da participação democrática e cidadã nos destinos da sociedade. Quer enquanto dispositivo de recolha de informação, quer como registo fílmico documental, AS OPERAÇÕES SAAL é um exemplo de documentário crítico, porque os sucessivos avanços na acção – e no território – resultam de um obsessivo desejo de intromissão na verdade, contaminado de um sentido de urgência perante factos em risco de desaparecimento.
Sinopse "Guerrilha" encontra Che (Benicio Del Toro) no auge da sua fama e poder, depois da Revolução Cubana e do apaixonante discurso nas Nações Unidas, reafirmando o seu compromisso com a resistência do Terceiro Mundo contra o imperialismo americano. Che desaparece, ressurgindo incógnito na Bolívia, onde junta um pequeno grupo de camaradas cubanos e recrutas bolivianos para desencadear a grande revolução da América Latina.
Quinta-feira - Sessão #1055
21h45 Auditório Municipal
O Argentino - Che: Part One (2008)
de Steven Soderbergh (Traffic, Erin Brockovich, Ocean's Eleven, Romance Perigoso, O Falcão Inglês, Sexo, Mentiras e Vídeo)
com Benicio Del Toro, Santiago Cabrera, Demián Bichir, Julia Ormond, Joaquim de Almeida, Catalina Sandino Moreno, Rodrigo Santoro http://www.che-movie.co.uk/
134 min, EUA/Espanha
Selecção Oficial Festival Cannes 2008
Vencedor Melhor Actor Festival Cannes 2008
Vencedor Melhor Actor Goya Awards
crítica: Roger Ebert, NY Times, EyeForFilm, Slant, Lessons of Darkness, Público, Cinema2000
Sinopse:
A 26 de Novembro de 1956, Fidel Castro parte para Cuba com oitenta rebeldes. Um deles é "Che" Guevara, um médico argentino que partilha com Fidel um objectivo - derrubar a ditadura corrupta de Fulgêncio Batista. Che torna-se uma força indispensável e rapidamente aprende a arte da guerrilha. À medida que segue para a frente de combate, Che é adoptado pelos seus camaradas e pelo povo cubano. O ARGENTINO mostra a ascensão de Che na Revolução Cubana, de médico a comandante e, mais tarde, a herói revolucionário. [ http://cinema.ptgate.pt/ ]
Sinopse:
Jules é alemão, Jim, francês. Em Paris, no principio do século, eles vivem uma grande amizade. A fotografia da estátua de uma mulher de sorriso misterioso, leva-os até à Grécia. De regresso a Paris, conhecem Catherine, cujo sorriso se assemelha muito ao da estátua. Catherine ama Jules, e com a benção de Jim. os dois casam-se. Mas a guerra começa, e separa-os...
Sinopse:
Esta é a história de Emília de Sousa, a maior actriz que o teatro português conheceu nos finais do séc. XIX, que abandonou por uns anos a carreira para se casar com o rico madeirense Gaspar de Barros e transformar-se na Baronesa Madalena do Mar. Tão bela quanto Sissi, a Imperatriz da Áustria, com quem conviveu no Inverno de 1860/61, decidiu construir um mistério que perdurou por quatro gerações e por mais de um século. Que nos interessa que um senhor qualquer se deite com uma mulher? Mas quando alguém se atirava ao mar, isso levanta variadas hipóteses. Será isto ainda amor, ou só o gesto envergonhado do sublime? [ http://cinema.ptgate.pt/ ]
Sinopse:
"This Is England" é a história de umas férias escolares de Verão, essas longas semanas entre dois anos lectivos onde muitas coisas que podem mudar a vida de uma pessoa podem acontecer. Estamos em 1983 e as aulas acabaram. Shaun (Thomas Turgoose) é um rapaz de 12 anos, bastante reservado, que está a crescer numa triste cidade costeira e cujo pai morreu em combate, na Guerra das Falklands. Durante estas férias de Verão, Shaun vai encontrar novos modelos masculinos a seguir quando os rapazes da cena skinhead local o aceitam no seu seio. Com estes novos amigos, Shaun descobre o mundo das festas, do primeiro amor e das botas do Dr Martin! É aí que conhece Combo (Stephen Graham), um skinhead mais velho e racista, que saíu há pouco tempo da prisão. Na medida em que o bando de Combo molesta as minorias étnicas da pequena cidade, o caminho está aberto para um ritual de passagem que levará Shaun da inocência à experimentação. [ http://cinema.ptgate.pt/ ]