15 de maio de 2025

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1716



Título do Filme: O Palácio de Cidadãos
De: Rui Pires


Género: Documentário
Classificação: M/12
Produção: POR
Duração: 123 min









Sinopse:
Durante um ano, Rui Pires documentou o trabalho dos deputados no Parlamento. O resultado é este documentário, que acompanha os debates e votações (sobretudo sobre a Lei de Bases da Habitação) ao longo desse período, numa reflexão sobre a importância da participação cívica e do poder popular.

O foco da narrativa é “o papel que desempenham os deputados e de que forma é que desempenham esse trabalho”, sublinhando que “o filme acaba por mostrar uma realidade que é absolutamente desconhecida da grande maioria das pessoas”. Pires defende que a obra revela "como o trabalho dos deputados consiste em responder aos anseios legítimos da população e garantir que as decisões têm impacto na vida das pessoas".

Co-produção entre a Monomito Argumentistas e a Terratreme Filmes, "O Palácio de Cidadãos" conquistou o prémio de melhor filme na edição de 2024 do Doclisboa. PÚBLICO

Crítica: Público

8 de maio de 2015

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1715



Título do Filme: A Complete Unknown  
De: James Mangold


Com: Elle Fanning, Edward Norton, Monica Barbaro, Timothée Chalamet
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Produção: EUA
Duração: 141 min







Sinopse:
Em 1960, um jovem chamado Robert Zimmerman – interpretado por Timothée Chalamet que, com este papel, está nomeado para o Óscar de melhor actor – deixa Duluth, no Minnesota, e chega a Nova Iorque com o objectivo de conhecer Woody Guthrie (1912-1967), o seu grande ídolo, e de se afirmar como músico e compositor.

Robert impressiona Guthrie e o seu amigo Pete Seeger (1919-2014)​ e​, em 1962, já com o nome de Bob Dylan, lança o primeiro álbum, um disco que mistura folk, blues e gospel. A 24 de Julho de 1965, já famoso e como cabeça de cartaz do Newport Folk Festival (que tinha sido iniciado em 1959 em Rhode Island), Dylan decide tocar com uma guitarra eléctrica. Essa decisão, controversa e muito criticada por alguns puristas do folk, deu início a uma revolução no seu percurso.

Realizado por James Mangold – conhecido por filmes como "Walk the Line" (2005), uma cinebiografia musical de Johnny Cash; o remake de "O Comboio das 3 e 10" (2007), "Logan - The Wolverine" (2017) ou, mais recentemente "Le Mans '66: O Duelo" (2019) e "Indiana Jones e o Marcador do Destino" (2023) –, este "biopic" tem por base a obra Dylan Goes Electric!, de Elijah Wald, e segue o caminho de Dylan, desde que era um jovem desconhecido até se tornar um dos mais icónicos cantores e compositores da história da música.

Com canções poéticas e cheias de significado, Bob Dylan foi o primeiro (e, até agora, o único) artista na história a ganhar, em 2016, um Prémio Nobel da Literatura e um Pulitzer pela sua obra, assim como um Óscar, um Grammy e um Globo de Ouro – os três últimos pelo tema "Things have changed", composto para o filme "Wonder Boys - Prodígios".

O elenco conta ainda com a participação de Edward Norton, Elle Fanning, Monica Barbaro, Boyd Holbrook, Dan Fogler e Norbert Leo Butz. Para além dos oito Óscares para que está nomeado, A Complete Unknown foi indicado para vários prémios, entre eles os Globos de Ouro, os Screen Actors Guild e os Critics Choice Awards. PÚBLICO

Crítica: Público