3 de abril de 2025

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1710


Título do Filme: A História de Souleymane
Título Original: L'histoire de Souleymane
De: Boris Lojkine

Com: Emmanuel Yovanie, Nina Meurisse, Abou Sangare, Younoussa Diallo
Género: Drama
Classificação: M/12
Produção: FRA
Duração: 93 min








Sinopse:
Souleymane é um jovem guineense que trabalha como estafeta da Uber em Paris enquanto se prepara para um dos momentos mais importantes da sua vida: a entrevista que possibilitará obter o estatuto de imigrante e que lhe abrirá caminho para concretizar os seus sonhos. Mas ter tempo e equilíbrio mental para tentar a legalização, enquanto gasta quase todas as horas do dia a trabalhar ou em busca de uma vaga para dormir num qualquer centro de apoio a sem-abrigo, revela-se tremendamente difícil.

Um drama realista realizado pelo francês Boris Lojkine, também responsável por “Hope” (2014) e “Camille” (2019), que escreve o argumento a quatro mãos com Delphine Agut. Pela sua interpretação neste filme, o estreante Abou Sangar recebeu o prémio de melhor actor na secção “Un Certain Regard" do Festival de Cannes. PÚBLICO

Crítica: Público

26 de março de 2025

Quarta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1709


Título do Filme: Pequenas Coisas Como Estas
Título Original: Small Things Like These
De: Tim Mielants

Com: Eileen Walsh, Patrick Ryan, Cillian Murphy, Clare Dunne, Emily Watson
Género: Histórico, Drama
Classificação: M/12
Produção: EUA, BEL, IRL
Duração: 98 min








Sinopse:
Com acção ambientada em 1985, numa pequena vila irlandesa onde a população se habituou a seguir as regras estritas da Igreja Católica, esta é a história de Bill Furlong, um vendedor de carvão honesto e muito pobre, que se esforça por alimentar a mulher e as cinco filhas. Durante a semana perto do Natal, numa entrega de carvão, Bill faz uma descoberta chocante: uma jovem grávida aprisionada num barracão que, vem mais tarde a descobrir, é mais uma vítima das punições impostas pela abadessa de um convento. Dominado por um conflito interior que o faz regressar às dolorosas memórias da própria infância, quando vivia aos cuidados de uma mãe solteira, ele tem de decidir se continua a agir como se nada se tivesse passado ou se arrisca a pouca estabilidade da sua vida lutando pelo que está certo.

Com produção de Ben Affleck, Matt Damon, Cillian Murphy e Alan Moloney, este drama teve a sua estreia no Festival de Berlim e é realizado por Tim Mielants. O argumento, da autoria de Enda Walsh, tem por base o “best-seller” de Claire Keegan, finalista do Booker Prize de 2022.

“Pequenas Coisas como Estas” é dedicado às mulheres vítimas das Lavandarias de Maria Madalena, uma rede de instituições geridas por ordens religiosas, com financiamento do Estado e activas até ao final da década de 1980, onde milhares de mães solteiras, órfãs ou que eram simplesmente vistas como namoradeiras foram ali depositadas para expiar os seus pecados e sujeitas a trabalho escravo, violência física e psicológica. Com Cillian Murphy no papel principal, conta ainda com Eileen Walsh, Michelle Fairley, Emily Watson, Clare Dunne e Helen Behan. PÚBLICO

Crítica: Público

20 de março de 2025

Quinta-feira | 21h45 | Cine-Teatro Garrett

Sessão #1708


Título do Filme: Ainda Estou Aqui
De: Walter Salles

Com: Fernanda Montenegro, Selton Mello, Fernanda Torres
Género: Policial, Drama
Classificação: M/12
Produção: FRA, BRA
Duração: 136 min










Sinopse:

A acção tem início no Rio de Janeiro, durante a década de 1970, quando o Brasil vivia o auge da repressão através das políticas do general Emílio Garrastazu Médici (1905-1985), 28.º Presidente do Brasil e terceiro do período da ditadura militar. Neste contexto, seguimos Eunice Paiva (Fernanda Torres) na sua busca pelo marido, Rubens Paiva (Selton Mello), um deputado progressista levado pelos militares, em Janeiro de 1971, e dado como desaparecido pelas autoridades. Forçada a criar sozinha os cinco filhos de ambos, Eunice inicia uma longa luta para provar o assassinato de Ruben e o de tantos outros brasileiros que tiveram a coragem de se insurgir contra as injustiças de um regime implacável com todos os dissidentes.

Com realização de Walter Salles ("Terra Estrangeira", "Central do Brasil", "Diários de Che Guevara", "Pela Estrada Fora"), este drama biográfico foi escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega. O argumento parte da biografia homónima escrita por Marcelo Rubens Beyrodt Paiva, filho de Rubens Paiva (1929-1971), uma das vítimas dos 21 anos de ditadura militar instaurada no Brasil desde Abril de 1964 até Março de 1985.

Com a interpretação de Eunice, Fernanda Torres tornou-se a primeira actriz brasileira a ganhar um Globo de Ouro – depois de, 25 anos antes, a sua mãe, Fernanda Montenegro (que aqui interpreta a mesma personagem na velhice, já com sinais da doença de Alzheimer​), ter sido nomeada com o filme "Central do Brasil", também realizado por Salles e vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro. Na edição dos Óscares de 2025 "Ainda Estou Aqui ganhou na categoria de melhor filme internacional, fazendo história na cinematografia brasileira." PÚBLICO

Crítica: Público