terça-feira, 21 de junho de 2016

Programação Julho 2016

7 Julho
Três Recordações da Minha Juventude - Trois Souvenirs de ma Jeunesse (2015)
de Arnaud Desplechin

7 Julho Três Recordações da Minha Juventude - Trois Souvenirs de ma Jeunesse (2015) de Arnaud Desplechin


14 Julho
A Lei do Mercado - La loi du Marché (2015)
de Stéphane Brizé

A Lei do Mercado - La loi du Marché (2015)

21 Julho
não há sessão

28 Julho
Dheepan - O Refúgio - Dheepan (2015)
de Jacques Audiard

Dheepan - O Refúgio - Dheepan (2015)

28 Julho de 2016

Quinta-feira - Sessão #1318
21h45 Cine-Teatro Garrett

Dheepan - O Refúgio - Dheepan (2015) de Jacques Audiard

Dheepan - O Refúgio - Dheepan (2015)
de Jacques Audiard
com Jesuthasan Antonythasan, Kalieaswari Srinivasan, Claudine Vinasithamby
108 min, França
Drama, M/14
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes
nomeado para 9 Prémios César (Academia Francesa)
crítica: NY Times, TheGuardian, Slant, Público [JM], Público [LMO], DN, ÀPaladeWalsh

Dheepan - O Refúgio - Dheepan (2015) de Jacques Audiard

sinopse:
Sivadhasan, um ex-guerrilheiro tamil, vê-se obrigado a fugir da Guerra Civil do Sri Lanka, o seu país natal. Para que a entrada na Europa seja viável e ele possa ser aceite como exilado político, resolve formar uma família fictícia com uma jovem mulher e a uma menina de nove anos. São-lhes dados passaportes sob os nomes de Dheepan, Yalini e Illayaal (Jesuthasan Antonythasan, Kalieaswari Srinivasan e Claudine Vinasithamby, respectivamente). Depois de milhares de quilómetros de uma viagem difícil, conseguem instalar-se numa zona periférica da cidade de Paris (França). Apesar de mais seguros do que no seu país de origem, estes três estranhos vão ter de enfrentar novas batalhas numa outra zona de conflito: a língua, a xenofobia e as dificuldades económicas são agora o inimigo a vencer. , uma história dramática sobre emigração, com realização de Jacques Audiard – também responsável pelos multipremiados "De Tanto Bater o Meu Coração Parou" (2005), "Um Profeta" (2009) e "Ferrugem e Osso" (2012) –, segundo um argumento seu em parceria com Thomas Bidegain e Noé Debré. [ PÚBLICO ]


14 Julho de 2016

Quinta-feira - Sessão #1317
21h45 Cine-Teatro Garrett

A Lei do Mercado - La loi du Marché (2015)

A Lei do Mercado - La loi du Marché (2015)
de Stéphane Brizé
com Vincent Lindon, Karine de Mirbeck, Matthieu Schaller
93 min, França
Drama, M/12
Prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema de Cannes
crítica: Sight and Sound, Slant, Público [JM], Público [LMO], DN

A Lei do Mercado - La loi du Marché (2015) de Stéphane Brizé

sinopse:
Thierry, de 51 anos, está desempregado há já quase dois anos. Depois de muitos meses de angústia em que procurou, incessantemente, um meio de sustentar a mulher e filho, quase perde a esperança no futuro. Um dia vê-se, finalmente, seleccionado para a função de segurança de um supermercado. Apesar do magro ordenado que lhe é oferecido, torna-se finalmente capaz de cobrir as necessidades básicas da sua família. Tudo corre bem até ao momento em que lhe é proposto algo inesperado: espiar as colegas das caixas para as poderem despedir. Isto fá-lo sentir-se em conflito com o que considera moralmente aceitável. Agora, Thierry tem de escolher uma de duas hipóteses: compactuar com a entidade patronal ou voltar para a precariedade que quase o levou ao desespero… Com argumento e realização de Stéphane Brizé ("Entre Adultes", "Mademoiselle Chambon", "Quelques Heures de Printemps"), um filme dramático sobre o mercado de trabalho e a influência da actual crise na vida do cidadão comum. O elenco conta com a participação de Vincent Lindon (que, com este filme arrecadou o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema de Cannes e o César na mesma categoria), Karine de Mirbeck e Matthieu Schaller, entre outros. [ PÚBLICO ]


7 Julho de 2016

Quinta-feira - Sessão #1316
21h45 Cine-Teatro Garrett

Três Recordações da Minha Juventude

Três Recordações da Minha Juventude - Trois Souvenirs de ma Jeunesse (2015)
de Arnaud Desplechin
com Quentin Dolmaire, Lou Roy-Lecollinet, Mathieu Amalric
123 min, França
Drama, M/14
11 nomeações para os prémios César (Academia Francesa)
Quinzena dos Realizadores no Festival de Cinema de Cannes
crítica: Sight and Sound, NY Times, Slant, Público [JM], Público [LMO], DN, DN, ÀPaladeWalsh


Três Recordações da Minha Juventude - Trois Souvenirs de ma Jeunesse (2015) de Arnaud Desplechin

sinopse:
Depois de uma longa ausência no estrangeiro, Paul Dédalus está de regresso a França. Chegar a casa fá-lo reviver o passado e recuar a três momentos decisivos da sua vida: a infância, que deixou vários traumas devido à péssima relação com a mãe; uma viagem à antiga URSS, onde ajudou um jovem judeu a fugir do país; e, por último, a paixão por Esther, uma rapariga misteriosa que foi – e talvez ainda seja – o grande amor da sua vida… Com realização e argumento de Arnaud Desplechin, um filme dramático que recupera a personagem Paul Dédalus, já antes apresentada em “Comment je me suis disputé... (ma vie sexuelle)”, também realizado por Desplechin em 1996. O elenco conta com a participação de Mathieu Amalric, Quentin Dolmaire, Lou Roy-Lecollinet e Dinara Drukarova, entre outros. “Três Recordações da Minha Juventude” teve 11 nomeações para os prémios César, entre eles o de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento Original. Em competição na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cinema de Cannes, arrecadou o Prémio SACD (Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques).  [ PÚBLICO ]

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Curtas Vila do Conde 9-17 Julho de 2016 - Free Pass

CURTAS VILA DO CONDE 9-17 DE JULHO 2016 – FREE PASS

CURTAS VILA DO CONDE 9-17 DE JULHO 2016 – FREE PASS

Numa parceria entre o Cineclube Octopus e o Curtas Vila do Conde, o Free-Pass para a 24ª edição do Festival, disponível a todos os sócios com quotas actualizadas, visa uma participação atraente graças ao seu custo reduzido, por apenas 25 euros. O cartão Free-Pass garante o acesso a todas as sessões do Festival, incluindo filmes-concerto e festas (salvo a excepção de um evento especial, para o qual terá 50% de desconto, o concerto dos Tindersticks no dia 13 de Julho). Dá também acesso ao 20º Mercado da Curta Metragem e a um desconto de 50% na aquisição do catálogo oficial, na loja do Festival.

O Free-Pass é pessoal e intransmissível. Os portadores do Free-Pass deverão sempre levantar bilhetes para as sessões. O programa completo da 24ª edição será apresentado no inicio de Junho 2016.

Os interessados deverão preencher devidamente a ficha de inscrição, disponível nas sessões do Cineclube, a partir da sessão do dia 2 de Junho, e proceder ao pagamento junto do Cineclube nos dias de sessão até 3 de Julho. Após esta data, o Free-Pass apenas poderá ser adquirido junto do secretariado de festival e nas mesmas condições que para o público em geral.

Será também solicitada uma fotografia digital, para completar o processo de inscrição, a enviar para cineclube.octopus@gmail.com, com a identificação do sócio.

Os sócios do Cineclube poderão levantar o seu cartão no Secretariado do Festival, no Teatro Municipal de Vila do Conde, a partir das 15 horas do dia 8 de Julho.