sexta-feira, 15 de junho de 2012

Próximo Filme


 21 Junho
Vergonha
de Steve McQueen

vencedor prémio do crítica Festival Veneza 2011

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Junho 2012


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Programação Junho 2012

7 Junho
Tabu
de Miguel Gomes


14 Junho
É na Terra Não É na Lua
de Gonçalo Tocha



21 Junho
Vergonha
de Steve McQueen

21 Junho 2012

Quinta-feira - Sessão #1172
21h45 Auditório Municipal

 
Vergonha - Shame (2011)
de Steve McQueen
com Michael Fassbender, Carey Mulligan
101 min, Reino Unido
crítica: RogerEbert, NY Times, EyeForFilm, Slant, Público
vencedor prémio do crítica Festival Veneza 2011


sinopse:
Aos trinta e poucos anos, Brandon (Michael Fassbender) é um bem-sucedido irlandês com um cargo de topo numa grande empresa de Nova Iorque. A viver sozinho num pequeno apartamento, tem a vida controlada ao milímetro. Porém, por trás de uma máscara de autocontenção, está um homem a viver no limite. Numa luta constante entre um medo incontrolável de intimidade e uma ânsia de sexo, ele vive de encontros ocasionais com estranhos. Até Sissy (Carey Mulligan), a sua irmã mais nova, aparecer sem pré-aviso e instalar-se no seu apartamento. Brandon perde então todo o controlo sobre a sua vida e a sua sexualidade. Quatro anos depois do êxito do filme "Fome" (também com Fassbender como protagonista), Steve McQueen regressa ao tema da liberdade, desta vez focando o vício enquanto prisão da própria mente. Nomeado para Leão de Ouro na edição de 2011 do Festival de Veneza, arrebatou o prémio FIPRESCI - Prémio da Crítica Internacional. [ Público ]

14 Junho 2012

Quinta-feira - Sessão #1171
21h45 Auditório Municipal


É na Terra Não É na Lua (2011)
de Gonçalo Tocha
documentário
180 min, Portugal
crítica: Público
prémio melhor filme Festival Documenta Madrid
premio melhor documentário Festival Internacional de Cinema de São Francisco
prémio melhor filme DocLisboa 2011


sinopse:
Um cinegrafista e um técnico de som chegam ao Corvo em 2007, a ilha mais pequena do arquipélago dos Açores. Bem no meio do Oceano Atlântico, o Corvo é uma grande rocha, 6 km de altura e 4 km de comprimento, com a cratera de um vulcão e uma única aldeia minúscula de 440 pessoas. Gradualmente, essa pequena equipa de filmagem é aceite pela população da ilha como os seus novos habitantes, duas pessoas para juntar a uma civilização de quase 500 anos, cuja história é pouco perceptível, tal é a falta de registros e memórias escritas. Filmado num ritmo vertiginoso ao longo de alguns anos, auto-produzido entre as chegadas, partidas e retornos, "É a Terra não a Lua" desenvolve-se como o diário de bordo de um navio, e acaba como uma colcha de retalhos de descobertas e experiências, que segue a vida contemporânea de uma civilização isolada no meio do mar. Uma longa odisseia cinematográfica atlântica, dividida em 14 capítulos, que combina registros antropológicos, literatura, arquivos perdidos, histórias mitológicas e autobiográficas.

7 Junho 2012

Quinta-feira - Sessão #1170
21h45 Auditório Municipal
Tabu (2012)
de Miguel Gomes
com Ana Moreira, Teresa Madruga, Carloto Cotta, Laura Soveral
118 min, Portugal
crítica: Variety, EyeForFilm, ElCutural, Público
vencedor prémio da crítica Festival Berlim 2012


sinopse:
Três mulheres a viver num prédio antigo na cidade de Lisboa: Aurora é uma idosa temperamental e excêntrica; Santa, a empregada cabo-verdiana; e Pilar, uma vizinha dedicada. Sentindo o fim a aproximar-se, Aurora faz-lhes um pedido invulgar: quer encontrar-se com Gianluca Ventura, alguém que até àquele momento ninguém sabia existir. Assim, dispostas a cumprir o desejo da velha senhora, Santa e Pilar acabam por descobrir que os dois viveram uma história de amor e crime no passado. Uma história que começou há 50 anos em Moçambique, algum tempo antes da Guerra Colonial, e reza assim: "Aurora tinha uma fazenda em África no sopé do monte Tabu..."